No âmbito escolar, compreender os perfis dos estudantes torna-se indispensável para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes. Com o avanço das tecnologias computacionais e sua crescente aplicação no apoio à tomada de decisões, surgem novas oportunidades para identificar padrões antes invisíveis. O presente estudo tem como objetivo mapear e analisar os perfis culturais dos estudantes do ensino médio do IFNMG – Campus Januária, utilizando técnicas computacionais de aprendizagem de máquina e de análise de dados para identificar padrões e oferecer insights relevantes à gestão escolar. A metodologia adotada segue as etapas do modelo CRISP-DM, iniciando com a compreensão dos dados obtidos por meio de um formulário eletrônico aplicado aos estudantes, o qual abrange perguntas relacionadas a preferências e práticas culturais, como habilidades musicais, esportes, entre outras. Em seguida, foram realizadas as fases de preparação dos dados, modelagem com algoritmos de aprendizado de máquina, avaliação dos resultados e apresentação das descobertas em dashboards interativos desenvolvidos com Streamlit. Como resultados parciais, tentou-se classificar os estudantes conforme os diferentes cursos que estão matriculados. Observou-se que os classificadores testados, embora tenham fornecido alguma acurácia, apresentaram desempenho limitado, principalmente devido ao desbalanceamento da base de dados e à ausência de padrões claros entre os perfis estudantis e seus respectivos cursos. Entre os algoritmos aplicados, os modelos baseados em árvores apresentaram os melhores resultados. Também foi possível identificar correlações relevantes entre variáveis, contribuindo para a compreensão das relações entre diferentes aspectos culturais dos discentes. Com o uso de técnicas de clusterização, buscou-se identificar grupos culturais semelhantes entre os estudantes, com o objetivo de facilitar a tomada de decisões. Os melhores resultados foram obtidos com a formação de cinco grupos distintos, o que indica padrões culturais relevantes. A relevância dessa investigação está no uso de técnicas computacionais no contexto educacional para auxiliar a tomada de decisão em diversos aspectos. Tais ferramentas e os resultados que elas produzem podem contribuir para uma educação mais equitativa e consciente das realidades culturais do ambiente escolar, além de oferecer subsídios concretos e baseados em dados reais para a tomada de decisões estratégicas.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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