REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE OS SABERES PEDAGÓGICOS E SUA RELEVÂNCIA NA PRÁTICA DE GEOGRAFIA

  • Autor
  • Roberto Rodrigues Lopes
  • Resumo
  •  

    O presente artigo analisa a complexidade dos saberes necessários à docência, explorando perspectivas teóricas de autores como Tardif, García e Shulman. Adota-se a metodologia da revisão bibliográfica, contemplando a integração entre teoria e prática na sala de aula, ressaltando a influência do contexto e da cultura na formação docente. Evidencia-se a riqueza dos conhecimentos docentes, que vão além do conteúdo acadêmico, incluindo saberes pedagógicos e didáticos. A inter-relação entre saberes e o desenvolvimento profissional contínuo são destacados como fundamentais para práticas educativas eficazes. Este estudo evidencia a importância de compreender as dinâmicas sociais e a interação professor-aluno na educação contemporânea, enfatizando a construção de um docente integral. 

     

  • Palavras-chave
  • Conhecimentos Docentes. Formação Pedagógica. Saberes Educacionais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica