TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS POLITICAS PUBLICAS EM (DES)COMPASSO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Autor
  • Patrícia Lima de Souza França
  • Co-autores
  • Maione Vieira Teixeira Souza
  • Resumo
  •  

    Este estudo analisa as lacunas entre as políticas públicas de inclusão escolar e sua aplicação prática nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com foco na continuidade e eficácia das tecnologias assistivas. A pesquisa, fundamentada em autores como Januzzi (2012), Mazzotta (2011) e Pleitsch (2018), destaca como a ausência de investimentos sustentáveis compromete o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas públicas. O trabalho explora o uso de tecnologias assistivas de baixo custo, elaboradas com materiais recicláveis, como alternativas pedagógicas que compensam a falta de recursos, mas não resolvem a fragilidade da gestão pública. A análise critica as contradições das políticas educacionais, apontando para a necessidade urgente de práticas mais efetivas e sustentáveis na gestão da Educação Especial.

  • Palavras-chave
  • Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Políticas Públicas, Inclusão Escolar, Gestão Educacional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
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