Este estudo investiga a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil, destacando sua contribuição para os aspectos motores, cognitivos, emocionais e sociais. A psicomotricidade, enquanto campo que articula movimento, corpo e mente, promove a aprendizagem por meio de atividades que estimulam a coordenação motora, a criatividade, a socialização e a expressão de emoções. Assim, propomos refletir sobre a educação psicomotora nas séries iniciais, discutindo seus benefícios, conceitos e possíveis práticas. A questão norteadora é: como as atividades psicomotoras contribuem para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil? A pesquisa, ainda em andamento, segue abordagem qualitativa e descritiva, com metodologia bibliográfica baseada na análise de artigos científicos, livros, dissertações e teses. Gil (2002) ressalta que a pesquisa bibliográfica utiliza materiais já publicados como base de investigação. Lapierre (1975) aponta o corpo como primeiro meio de expressão do ser humano, destacando a importância do movimento para a comunicação e o desenvolvimento. Freire (1967), Paiva (2013) e Soares e Pedroso (2013) também fundamentam teoricamente este estudo. A relevância social da pesquisa se evidencia ao considerar a psicomotricidade como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças, sobretudo em contextos educacionais muitas vezes marcados pela limitação de práticas pedagógicas voltadas ao corpo. Inserido no eixo “Saberes e Práticas Educativas”, o trabalho reforça a necessidade de uma educação mais sensível às múltiplas dimensões do desenvolvimento infantil, contribuindo para uma prática pedagógica mais rica, inclusiva e transformadora.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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