O ENSINO DO SUJEITO GRAMATICAL: uma proposta didático-pedagógica em uma perspectiva enunciativo-discursiva

  • Autor
  • Andressa Suelen Gonçalves Figueiredo
  • Co-autores
  • Welber Nobre dos Santos , Liliane Pereira Barbosa , Maria Alice Mota
  • Resumo
  •  

    Este trabalho propõe uma abordagem enunciativo-discursiva para o ensino da função sintática de sujeito, em contraposição ao ensino tradicional, baseado apenas na gramática normativa. Como produto desta pesquisa, apresenta-se uma sequência didática que poderá ser aplicada ao 8.º ano do Ensino Fundamental II, tomando, como objeto de análise e ensino, manchetes de jornais. Por meio dessa proposta, almeja-se tornar o ensino de sintaxe mais significativo, extrapolando os limites dos ditames tradicionais, a fim de explorar aspectos discursivos. A fundamentação teórica reúne contribuições da Gramática Funcional (Neves, 1997), das reflexões sobre o ensino de gramática em um viés textual (Antunes, 2007) e da proposta de Rojo (2012), no que diz respeito à elaboração de sequências didáticas no ensino de português. O produto final visa contribuir com a proposição de metodologias voltadas ao ensino que sejam coerentes com os estudos sobre letramentos e com a BNCC.

  • Palavras-chave
  • Ensino de língua portuguesa; Sintaxe; função de sujeito; perspectiva enunciativo-discursiva
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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