Este trabalho propõe uma abordagem enunciativo-discursiva para o ensino da função sintática de sujeito, em contraposição ao ensino tradicional, baseado apenas na gramática normativa. Como produto desta pesquisa, apresenta-se uma sequência didática que poderá ser aplicada ao 8.º ano do Ensino Fundamental II, tomando, como objeto de análise e ensino, manchetes de jornais. Por meio dessa proposta, almeja-se tornar o ensino de sintaxe mais significativo, extrapolando os limites dos ditames tradicionais, a fim de explorar aspectos discursivos. A fundamentação teórica reúne contribuições da Gramática Funcional (Neves, 1997), das reflexões sobre o ensino de gramática em um viés textual (Antunes, 2007) e da proposta de Rojo (2012), no que diz respeito à elaboração de sequências didáticas no ensino de português. O produto final visa contribuir com a proposição de metodologias voltadas ao ensino que sejam coerentes com os estudos sobre letramentos e com a BNCC.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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