O ENSINO DE REGÊNCIA VERBAL EM UMA ABORDAGEM VARIACIONISTA: a elaboração de um jogo pedagógico para a educação básica

  • Autor
  • Welton Alves Macedo
  • Co-autores
  • Welber Nobre dos Santos , Liliane Pereira Barbosa , Maria Alice Mota
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho discute o ensino da sintaxe de regência verbal na educação básica, em uma abordagem variacionista, a partir de uma interface entre os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2014); da Linguística Aplicada (LA) (Moita Lopes, 1996) e dos estudos sobre a prática de gamificação no contexto escolar (Busarello et al, 2014). Parte-se da abordagem tradicional, no que diz respeito às normas que se relacionam à regência dos verbos, para, a partir desses parâmetros, elaborar um jogo pedagógico, com vistas a contribuir para o aprimoramento linguístico dos alunos, através de uma metodologia ativa. Busca-se, por meio dessa pesquisa, contribuir com as reflexões sobre o ensino de gramática em uma abordagem reflexiva, bem como sobre a elaboração de materiais didáticos inovadores que podem ser desenvolvidos no âmbito escolar.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de português, variação linguística, regência verbal, gamificação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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