GAMIFICAÇÃO E CULTURA JAPONESA COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO ESCOLAR

  • Autor
  • Jussara Lorena do Nascimento Vieira
  • Resumo
  •  

    Resumo – Relato de Experiência

     

    Este relato apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida no Ensino Fundamental, que integrou conteúdos matemáticos a uma narrativa interativa baseada no folclore japonês e no universo do mangá Naruto. A proposta teve como objetivo central envolver os alunos por meio de uma abordagem lúdica e cultural, aproveitando o crescente interesse dos jovens por animes, doramas e músicas orientais, conectando esses elementos ao currículo escolar.

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Diante da dificuldade de engajar estudantes em aulas de matemática, especialmente após o período de ensino remoto, identificou-se uma oportunidade de utilizar a cultura oriental como ponto de aproximação com o conteúdo escolar. Assim, foi criada uma missão pedagógica em que os alunos se tornaram ninjas encarregados de levar mensagens de coragem a colegas fictícios que enfrentavam a recuperação escolar.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    Como motivar estudantes desinteressados em matemática? A atividade teve como objetivo despertar o engajamento por meio da gamificação, trabalhando não só conteúdos matemáticos, mas também habilidades socioemocionais, como autoconfiança, persistência e cooperação.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    A sala foi organizada como um único grupo. Os alunos precisaram enfrentar desafios ninja inspirados em jutsus e outras técnicas do universo Naruto, aplicadas a atividades como cálculos, lógica, desenho, origami e dança. Para avançar na missão, o grupo deveria cumprir coletivamente os desafios, promovendo o raciocínio e a ajuda mútua entre os colegas.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A proposta utilizou o livro didático Teláris Matemática Essencial de Dante e Viana (2022), garantindo alinhamento aos objetivos de aprendizagem da BNCC. A experiência também se baseia na valorização dos saberes culturais dos alunos como estratégia de engajamento pedagógico.

     

    Resultados da prática

     

    Houve significativa melhora na participação, inclusive entre alunos com histórico de desinteresse. A narrativa interativa permitiu que todos se sentissem parte do processo, favorecendo o trabalho em equipe e a autonomia. Os estudantes demonstraram entusiasmo diante das atividades, reconhecendo que aprender matemática pode ser uma experiência divertida e desafiadora.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    Busca-se valorizar as expressões culturais juvenis como forma de mediação pedagógica, aproximando o conteúdo matemático do universo simbólico dos estudantes para favorecer aprendizagens significativas. A proposta visa, ainda, estimular o trabalho em equipe, promovendo habilidades sociais por meio de uma narrativa gamificada em que toda a turma atua como um único grupo. Utilizando recursos tecnológicos simples e acessíveis, a experiência pretende explorar metodologias ativas no eixo “Tecnologias da Educação e Educação a Distância”, fortalecendo o protagonismo estudantil e possibilitando sua aplicação em contextos escolares com poucos recursos.

     

    Considerações finais

     

    Conclui-se que a valorização dos interesses culturais dos estudantes pode ser um potente catalisador do processo de ensino-aprendizagem. A introdução de narrativas interativas e desafios inspirados em elementos da cultura oriental possibilitou uma vivência rica, participativa e interdisciplinar, com impacto positivo no engajamento e no desempenho dos alunos em matemática. Pretende-se repetir e expandir essa proposta em outros momentos do ano letivo, adaptando os conteúdos e os desafios conforme a evolução da turma.

     

    Referências

     

    DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Teláris matemática essencial: ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2022. 

     

  • Palavras-chave
  • Ensino de Matemática, Metodologias Ativas, Cultura Oriental
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica