PIBID - VIVÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DA UNIMONTES JUNTO AOS ALUNOS DO 2º E 4º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

  • Autor
  • Pâmela Vitória Ferreira Da Silva
  • Co-autores
  • Lídia Alves De Carvalho , Ana Paula Dias De Queiroz Nascimento
  • Resumo
  • PIBID - VIVÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DA UNIMONTES JUNTO AOS ALUNOS DO 2º E 4º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE

    Pâmela Vitória Ferreira Da Silva/Unimontes

    pamelavitoriaa28@gmail.com

    Lídia Alves De Carvalho/Unimontes

    lidiaacarvalho20@gmail.com

    Dra. Dayse Magna Santos Moura/Unimontes

    dayse.moura@unimontes.br

    Ana Paula Dias De Queiroz Nascimento/Unimontes

    pauladq1@hotmail.com

    Eixo 1: Alfabetização, letramento e outras linguagens.

    Palavras-chave: Alfabetização; Aprendizagem; PIBID;

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O presente relato parte da experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) o qual conecta acadêmicos de licenciatura à prática docente. A vivencia aconteceu na Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Espinosa, MG, em turmas do 2° e 4° ano. Orientadas pela professora supervisora, realizamos atividades extra classe, especialmente para alunos que apresentam dificuldades na leitura e escrita.

    Problema norteador e objetivo

    O objetivo é auxiliar os alunos a vencer dificuldades em áreas específicas da alfabetização, enquanto também enriquece a formação profissional dos acadêmicos envolvidos no programa. A ênfase esteve em identificar as lacunas na aprendizagem dos estudantes no que tange a leitura e escrita e aplicar novas abordagens metodológicas que estimulem seu progresso de aprendizagem.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Iniciamos com observações em sala de aula para conhecer as necessidades dos alunos. Junto à supervisora, planejamos intervenções com materiais lúdicos e concretos, com foco na leitura e escrita. Utilizamos leitura de gêneros variados, jogos, números e alfabeto móvel, atividades com rimas e sílabas, e formação de palavras com tampinhas de garrafa. Essas ações tornaram a aprendizagem mais atrativa e significativa.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A prática foi fundamentada nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), que compreendem a alfabetização como um processo construtivo. Em Soares (2004), que defende a concepção de alfabetização articulada ao letramento, considerando os usos sociais da leitura e da escrita. A abordagem metodológica foi influenciada pelas propostas de Vygotsky (1984), que valoriza a interação social e a mediação como fundamentais na aprendizagem.

    Resultados da prática

    As atividades mostraram-se eficazes: textos curtos estimularam a fluência leitora; o alfabeto móvel e as tampinhas favoreceram a consciência fonêmica; os jogos motivaram e facilitaram a construção de palavras e frases. Houve avanços na leitura, escrita, autonomia e participação. Para os bolsistas, a prática fortaleceu o planejamento e a reflexão docente.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    A experiência fortaleceu a interação entre universidade e escola, promovendo troca de saberes e práticas. O PIBID se mostra essencial na construção de uma educação pública inclusiva, crítica e transformadora, articulando teoria e prática e contribuindo com a formação dos futuros docentes.

    Considerações finais

    A prática foi relevante pelos resultados positivos e pelo impacto no cotidiano escolar. A atuação das bolsistas reforçou a parceria universidade/escola e evidenciou a importância de políticas públicas que apoiem a formação docente e a escola como espaço formativo.

    Referências

    BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

    FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

    SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

    VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Alfabetização; Aprendizagem; PIBID;
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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