A PESQUISA COMO ENCONTRO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM MINAYO

  • Autor
  • Fernanda Rodrigues Silva Mendes
  • Resumo
  •  

    O presente relato descreve uma prática pedagógica desenvolvida na disciplina Epistemologia e Pesquisa em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes, sob orientação da Profª Drª Francely Aparecida dos Santos. A atividade foi centrada na leitura e discussão da obra Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade, de Maria Cecília Minayo, por meio de seminários temáticos organizados em grupos. Com o objetivo de integrar teoria e prática na formação de pesquisadores críticos e éticos, a metodologia envolveu a produção de mapas conceituais, análise de projetos de pesquisa e apresentações colaborativas. Os resultados apontaram para o fortalecimento conceitual dos mestrandos, maior domínio metodológico e desenvolvimento de habilidades reflexivas.

     

  • Palavras-chave
  • Pesquisa e encontro. Experiência formativa. Seminário temático
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica