DAS PRÁTICAS ASSISTENCIAIS ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS: GARANTINDO O DIREITO DAS CRIANÇAS À EDUCAÇÃO

  • Autor
  • Mariana Durães de Almeida
  • Co-autores
  • Raiane Alves da Cruz
  • Resumo
  •  

    Na Idade Média, a infância não era reconhecida como uma fase distinta da vida, e as crianças eram tratadas como pequenos adultos. A partir do século XVII, surge um novo olhar que reconhece a infância em suas especificidades, tornando-se objeto de interesse do Estado e da ciência. É nesse novo cenário que a escola emerge como a instituição social por excelência destinada à educação de crianças e jovens. Com isso, expandem-se políticas assistenciais, especialmente voltadas à infância, que passa a ocupar lugar de destaque nas agendas públicas. Diante disso, este trabalho analisa como tais políticas públicas têm contribuído para garantir o acesso e a permanência de crianças na escola, destacando seus avanços e desafios.

     

  • Palavras-chave
  • Educação. Infância. Escola.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
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