REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Fernanda Rodrigues Silva Mendes
  • Resumo
  •  

    Este trabalho investiga como a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Raymond Duval, pode contribuir para o ensino das quatro operações matemáticas no 5º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa parte da constatação de dificuldades persistentes na aprendizagem aritmética e busca analisar o impacto da integração de diferentes registros (simbólicos, gráficos, verbais e numéricos) na compreensão conceitual e no desempenho dos alunos. Com abordagem qualitativa, propõe atividades baseadas na teoria de Duval, aplicadas em sala de aula, cujos resultados serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo.

     

  • Palavras-chave
  • Registros Semióticos. Operações Básicas. Matemática. Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica