RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UMA AULA SOBRE TEOREMA DE PITÁGORAS E PROPORÇÃO ÁUREA EM AQUEDUTOS ROMANOS NA ANATÓLIA

  • Autor
  • Leonardo Lima Dias
  • Resumo
  •  

    Um relato que remete a aplicação de um trabalho desenvolvido na disciplina de Bases do Ensino e Aprendizagem da Matemática II no curso de Matemática, dedicado a abordar interdisciplinarmente o estudo da Matemática por meio da análise das relações geométricas presentes na estrutura de aquedutos romanos na região da Anatólia. O método adotado, de analisar a Matemática presente num contexto arquitetônico, visa expor aos alunos uma aplicação prática do conhecimento matemático, como uma forma de demonstrar a presença do conteúdo ensinado em outras esferas do conhecimento e evocar sua atenção para situações semelhantes.

     

  • Palavras-chave
  • Proporção, Aqueduto, Teorema de Pitágoras
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica