Cultura popular, educação e pesquisa: uma História dos estribos

  • Autor
  • Giovanna Maia Fonseca
  • Co-autores
  • Alane Silva de Abreu
  • Resumo
  • Durante uma visita orientada ao museu regional do norte de Minas, fomos instigadas a pesquisar sobre os estribos constituídos como peças museológicas. Esses objetos possuem diferentes simbolismos e diferenças na sua materialidade, seja pensando para as elites ou classes populares ou contexto rural. Entretanto, notamos a ausência de narrativas historiográficas sobre eles. Os estribos refletem e reforçam questões hierárquicas presentes na sociedade e demandam análises históricas acerca da sua representação cultural, significados da cultura material e processos educativos informais.

     

    Para isso, foram utilizados registros visuais, entre eles fotografias dos objetos museológicos, informações extraídas  de sites de leilões, artigos sobre cavalgadas e tropeiros, além de conversas informais sobre o tema. Essa abordagem se encaixa no eixo temático “Educação e Diversidade” ao valorizar elementos do cotidiano, em especial do meio rural, contribuindo para o reconhecimento e conexão das realidades vividas.  A análise é pautada em conceitos de Educação Social, História Cultural e estudos da Cultura Material, valorizando as práticas cotidianas dos saberes populares como objetos legítimos de investigação histórica.

  • Palavras-chave
  • Estribos, educação, cultura, hierarquia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica