Durante uma visita orientada ao museu regional do norte de Minas, fomos instigadas a pesquisar sobre os estribos constituídos como peças museológicas. Esses objetos possuem diferentes simbolismos e diferenças na sua materialidade, seja pensando para as elites ou classes populares ou contexto rural. Entretanto, notamos a ausência de narrativas historiográficas sobre eles. Os estribos refletem e reforçam questões hierárquicas presentes na sociedade e demandam análises históricas acerca da sua representação cultural, significados da cultura material e processos educativos informais.
Para isso, foram utilizados registros visuais, entre eles fotografias dos objetos museológicos, informações extraídas de sites de leilões, artigos sobre cavalgadas e tropeiros, além de conversas informais sobre o tema. Essa abordagem se encaixa no eixo temático “Educação e Diversidade” ao valorizar elementos do cotidiano, em especial do meio rural, contribuindo para o reconhecimento e conexão das realidades vividas. A análise é pautada em conceitos de Educação Social, História Cultural e estudos da Cultura Material, valorizando as práticas cotidianas dos saberes populares como objetos legítimos de investigação histórica.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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