A literatura desempenha um papel essencial na formação de leitores capazes de interpretar, emocionar-se e refletir criticamente sobre si mesmo e o mundo. Cosson (2006) afirma que o trabalho com a literatura deve ultrapassar a simples decodificação, favorecendo o desenvolvimento de uma sensibilidade estética e de uma postura crítica diante dos textos e da realidade. Colomer (2007), Lerner (2002) ressaltam que o papel do professor é relevante pois, são suas concepções sobre leitura que orientam as escolhas metodológicas e as condições que favorecem ou limitam o desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Diante disso, foi definida a seguinte questão: Como as concepções docentes sobre literatura e leitura influenciam a seleção de obras, a organização das práticas pedagógicas, as experiências de leitura e o desenvolvimento do letramento literário das crianças? Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar como as concepções docentes sobre literatura e leitura incidem sobre a seleção de obras, a proposição de práticas, a recepção dos textos e o letramento literário das crianças. A investigação de natureza qualitativa será conduzida de forma colaborativa com uma professora regente, cujos percursos serão propostos a partir da observação das práticas de leitura realizadas em sala de aula, registros em diário de campo, entrevistas semiestruturadas com a docente e rodas de conversa com os alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica apoia-se nos estudos de Cosson (2006), Lerner (2002) que discutem a formação do leitor literário e das práticas literárias. Rojo (2012) ao introduzir a noção de multiletramentos, compreendidos como práticas que reconhecem as múltiplas linguagens. Espera-se, com o estudo contribuir para a qualificação dessas práticas no espaço escolar e indicar caminhos que favoreçam a construção de sentidos, o envolvimento estético e crítico dos educandos e a consolidação de uma cultura leitora desde os anos iniciais da escolarização. Articula-se ao eixo: Alfabetização, Letramento e outras Linguagens, uma vez que integra as múltiplas dimensões do letramento, incluindo o literário, essenciais para a construção de sentidos no mundo contemporâneo.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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