Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) representa uma oportunidade única de aproximação entre a universidade e a escola pública, favorecendo a formação de futuros professores a partir da prática concreta e reflexiva. No subprojeto de Letras – Espanhol da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a experiência revelou-se essencial para compreender os desafios do ensino de uma língua estrangeira no contexto da educação básica.
Problema norteador e objetivos
Como tornar o ensino da língua espanhola significativo para os estudantes da escola pública? A partir dessa inquietação, estabelecemos nossos objetivos: (i) criar práticas pedagógicas acessíveis, envolventes e contextualizadas; (ii) incentivar a autonomia linguística e crítica dos alunos; (iii) refletir sobre nossa formação docente; e (iv) contribuir para que o ensino do espanhol seja uma ponte para novas culturas, possibilidades e caminhos de vida.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
As atividades foram desenvolvidas de forma colaborativa entre pibidianos e professores. Inicialmente, realizamos observações das aulas regulares, o que nos possibilitou mapear os conhecimentos prévios dos estudantes e identificar suas principais dificuldades. Em seguida, elaboramos aulas utilizando músicas, jogos, dramatizações e pequenas escritas.
Fundamentação teórica que sustenta a prática desenvolvida
A prática sustenta-se principalmente nos princípios da Educação Popular de Paulo Freire (1987), que propõe uma educação dialógica, crítica e libertadora, e na abordagem comunicativa para o ensino de línguas (RICHARDS; RODGERS, 2001), que valoriza a interação e o uso real da linguagem. Também foi fundamentada nas discussões sobre letramento como prática social (KLEIMAN, 1995), reconhecendo que aprender uma nova língua envolve construir sentidos e participar de práticas culturais. Para a formação docente, dialogamos com Nóvoa (1992), que enfatiza a importância da experiência e da reflexão crítica no processo de formação de professores.
Resultados da prática
O projeto tem resultado em uma significativa aproximação entre os pibidianos e a realidade da escola pública. A partir das aulas, observamos o crescente interesse dos alunos pela língua espanhola, além de uma melhora na participação oral e escrita. Os pibidianos também relataram sentir-se mais seguros para atuar pedagogicamente, conscientes da complexidade do trabalho docente.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência dialoga com o eixo "Alfabetização, Letramento e outras Linguagens" por promover práticas de letramento em língua estrangeira contextualizadas e significativas. Ao desenvolver atividades que partiram da realidade dos estudantes, respeitando seus saberes e culturas, o projeto contribuiu para a democratização do acesso ao espanhol como língua adicional e para a formação cidadã crítica.
Considerações finais
O PIBID de Espanhol tem proporcionado não apenas a aplicação de teorias pedagógicas, mas principalmente a vivência de um fazer docente ético, comprometido e amoroso. Estar entre livros e quadros, como dizia Freire, é estar em movimento, em permanente construção. A certeza que fica é que ensinar espanhol na escola pública é também ensinar sonhos, abrir mundos e construir pontes de diálogo.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica