Desafios da Polivalência no Ensino de Arte: Reflexões a Partir da Vivência no PIBID/MÚSICA

  • Autor
  • Nahely Raquel Dias Soares
  • Co-autores
  • Ana Paula Nogueira Paulino
  • Resumo
  • Como acadêmicas inseridas no projeto PIBID, estivemos em processo de observação na sala de

    aula, acompanhando a professora Ana Paula N. Paulino, na Escola Estadual Salvador Filpi.

    Sendo alunas do curso de Música, notamos que as aulas de Arte apresentavam certa pluralidade

    em seu currículo, englobando Artes Visuais, Música e Teatro. Isso nos levou a refletir sobre

    nossa limitação em ministrar aulas que não tivessem foco musical, o que restringia nossa prática

    pedagógica. Em diálogo com a professora Ana Paula, formada em Teatro, conversamos sobre a

    polivalência nas aulas de Arte e sobre a angústia gerada pela ausência de espaços que ofereçam

    formação adequada para docentes com perfil interdisciplinar.

  • Palavras-chave
  • Polivalência, Ensino de Música, PIBID
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica