EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INVESTIGATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO

  • Autor
  • Elizeth Pereira de Oliveira
  • Resumo
  •  

    Este relato apresenta reflexões advindas da vivência na disciplina “Epistemologia e Pesquisa em Educação”, cursada no primeiro semestre - 2025 do Mestrado em Educação, e suas implicações para a formação docente e investigativa. O percurso formativo exigido na pós-graduação envolve não apenas a ampliação de repertórios teóricos e metodológicos, mas também uma postura crítica diante dos processos de produção do conhecimento. Nesse contexto, compreender as bases epistemológicas que sustentam a pesquisa educacional é essencial para assegurar a coerência entre os fundamentos teóricos, os procedimentos metodológicos e os objetivos do projeto de pesquisa. Justifica-se, portanto, a relevância da prática desenvolvida, na medida em que promoveu uma imersão nas diferentes correntes epistemológicas e possibilitou identificar, de forma consciente, a perspectiva teórica que embasa sua investigação.

     

  • Palavras-chave
  • Epistemologia; Projeto de Pesquisa; Formação Docente; Pós-Graduação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica