A presença da diversidade cultural na educação musical constitui um desafio contemporâneo para instituições tradicionalmente orientadas por matrizes eurocêntricas de ensino. No caso dos conservatórios de música, esse desafio torna-se ainda mais evidente, uma vez que esses espaços formativos historicamente valorizam repertórios, práticas e processos de ensino e aprendizagem moldados sob a perspectiva da hegemonia europeia, em detrimento de expressões culturais oriundas de outros grupos que foram marginalizados no percurso histórico brasileiro. Sendo assim, compreender como a diversidade cultural é abordada no currículo torna-se fundamental para refletir sobre os limites e possibilidades de uma formação musical comprometida com a diversidade de saberes e fazeres e com a justiça social. Além disso, é evidente que a promoção de uma educação musical intercultural e crítica pode contribuir significativamente para o reconhecimento das múltiplas identidades dos sujeitos envolvidos no processo educativo, bem como promover práticas pedagógicas inclusivas. Dentro dessa perspectiva e considerando a relevância social desta discussão, essa proposta de pesquisa apresenta o seguinte problema: de que maneira a diversidade cultural está contemplada nos documentos norteadores do currículo e na prática pedagógica dos/as professores/as do curso da Educação Musical do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (Celf)? O objetivo geral é compreender de que maneira a diversidade cultural está contemplada nos documentos norteadores do currículo e na prática pedagógica dos/as professores/as do curso da Educação Musical do Celf. O referencial teórico da pesquisa será fundamentado nos seguintes eixos temáticos: Diversidade Cultural e Educação (Gomes, 2007; Munanga, 2009; Sacristán, 2019; Pereira, 2020); Diversidade cultural e Educação Musical (Queiroz, 2017; Pereira 2020; Batista, 2021; Santiago, 2016) e Interculturalidade Crítica (Candau, 2013; Tubino, 2013; Walsh, 2009) . O universo da pesquisa será composto pelos/as professores/as do curso/nível da Educação Musical do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, cujas experiências e práticas serão essenciais para o entendimento das dinâmicas pedagógicas em relação à diversidade cultural. A metodologia contemplará uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com a utilização de três procedimentos principais: 1) pesquisa bibliográfica, com levantamento e análise de produções acadêmicas relevantes sobre os temas centrais da investigação; 2) pesquisa documental, voltada à análise de legislações, documentos institucionais e currículo do conservatório; e 3) aplicação de questionários, com o intuito de investigar percepções e práticas dos docentes sobre a inserção da diversidade cultural no ensino de música. Tendo em vista que essa comunicação trata-se da apresentação de um projeto de pesquisa, ainda não serão apresentados resultados e conclusões.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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