A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O PROJETO TERRITÓRIO DA LEITURA

  • Autor
  • Gabriel Fernandes
  • Co-autores
  • Paulo Henrique Ferreira Freitas , Emanuela Reis Borges , Cecídia Barreto
  • Resumo
  • O trabalho relata a experiência de acadêmicos do curso de Pedagogia bolsistas do PIBID, com o projeto "Território da Leitura" em uma escola de Montes Claros, voltado a incentivar a leitura em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para estimular os alunos, foram realizadas ações como contação de histórias e visitas à biblioteca. Fundamentado em autores que destacam a leitura como prática essencial para a formação crítica, o projeto refletiu positivamente, como maior frequência à biblioteca e maior envolvimento dos alunos com a leitura. A iniciativa demonstrou relevância social ao promover a formação de leitores mais autônomos. Cada estudante recebeu um kit contendo quatro obras de autores renomados, um Diário Contador de Histórias, um Diário Literário da Família e um acessório exclusivo para livros.

     

     

  • Palavras-chave
  • Incentivo à Leitura, Literatura, Projeto
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica