EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INVESTIGATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO
Autor
Alexander Luiz Durães
Resumo
Este relato apresenta reflexões advindas da vivência na disciplina “Epistemologia e Pesquisa em Educação”, cursada no primeiro semestre - 2025 do Mestrado em Educação, e suas implicações para a formação docente e investigativa. O percurso formativo exigido na pós-graduação envolve não apenas a ampliação de repertórios teóricos e metodológicos, mas também uma postura crítica diante dos processos de produção do conhecimento. Nesse contexto, compreender as bases epistemológicas que sustentam a pesquisa educacional é essencial para assegurar a coerência entre os fundamentos teóricos, os procedimentos metodológicos e os objetivos do projeto de pesquisa. Justifica-se, portanto, a relevância da prática desenvolvida, na medida em que promoveu uma imersão nas diferentes correntes epistemológicas e possibilitou identificar, de forma consciente, a perspectiva teórica que embasa sua investigação..
Palavras-chave
Epistemologia; Projeto de Pesquisa; Formação Docente; Pós-Graduação.
DURãES, Alexander Luiz. EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INVESTIGATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO.
In: XVI CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (COPED) - "EDUCAÇÃO E PESQUISA: CONTRADIÇÕES E (IM)POSSIBILIDADES DA SUSTENTABILIDADE” -
Hibrido, 2025. Disponível em: <https://doity.com.br/anais/o-xvi-congresso-nacional-de-pesquisa-em-educao-coped-educao-e-pesquisa-contradies-e-impossibilidade/trabalho/449795>.
Acesso em: 13/09/2025 às 23:59
Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Educação Matemática
Educação e Diversidade
Tecnologias da Educação e Educação a Distância
Saberes e Práticas Educativas
Políticas Públicas e Gestão da Educação
História da Educação
Infâncias e Educação Infantil
Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED