BREVE HISTÓRIA E CRÍTICA DO POSITIVISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  • Autor
  • Matheus Rodrigues de Moura
  • Resumo
  • O positivismo de Auguste Comte influenciou a educação brasileira na Primeira República, especialmente através da reforma de Benjamin Constant, tal mudança priorizou um modelo enciclopédico e técnico-científico, trouxe avanços na laicização do ensino, entretanto, essa abordagem marginalizou as humanidades, e se concentrou na transmissão acrítica de conhecimentos. Adorno e Horkheimer (1985) alertaram para os riscos dessa razão instrumental, produtora de "semiformação" e adaptação irrefletida. A superação do legado positivista exige repensar a formação humana sob a ótica da teoria crítica, dando ferramentas para que o indivíduo se realize, não apenas como reprodutor das lógicas sociais, mas como agente de mudança.

  • Palavras-chave
  • Educação, Positivismo, Teoria Crítica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • História da Educação
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica