RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO DOUTORAL NA UNIVERSIDADE DO PORTO, SEXUALIDADE, ENVELHECIMENTO E INTERCÂMBIO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES DA AMAZÔNIA LEGAL
Silvanis dos Reis Borges Pereira
Universidade Federal do Tocantins
Neila Barbosa Osorio
Universidade Federal do Tocantins
Jocyléia Santana Dos Santos
Universidade Federal do Tocantins
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Doutorado sanduiche; Envelhecimento Humano; Sexualidade na pessoa idosa.
Resumo – Relato de Experiência
Este trabalho descreve experiências do doutorado em Educação em Rede – Educação na Amazônia (EDUCANORTE/Brasil) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Universidade Federal do Tocantins e Universidade do Porto – Portugal.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
A realização do estágio doutoral na Universidade do Porto, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), justifica-se pela necessidade de aprofundamento teórico e metodológico da pesquisa desenvolvida no contexto do Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE).
Problema norteador e objetivo
Como a experiência intercultural podem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa sobre sexualidade humana no contexto do doutorado em educação na Amazônia? E tem como objetivo Complementar a formação acadêmica por meio de uma experiência internacional e integração entre teoria, prática e interculturalidade.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Apresentação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em novembro de 2023. Participação em aulas presenciais do doutorado. Presença em diversos congressos, seminários e grupos de estudos. Produção de quatro resumos científicos apresentados em congressos internacionais, publicações na Revista Ibero-Americana de Gerontologia (RIAGE). Publicação de nove artigos em periódicos nacionais e internacionais (Qualis A2, B1 e B2). Desenvolvimento do projeto "A Melhoria da Vida do Idoso por meio da Música e Dança", realizado como trabalho voluntário no Centro Social de Leça do Balio, onde foi aplicado um questionário sobre sexualidade na terceira idade.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
Segundo Minayo (1994), a inserção do estudante no campo da pesquisa amplia sua compreensão acerca da investigação e da problematização da realidade, fazendo com o que seja feita uma análise mais crítica das questões sociais vivenciadas no contexto social inserido, promovendo uma abordagem mais integrada e significativa.
Resultados da prática
O estágio fortaleceu a produção acadêmica de alto impacto e consolidou a integração da pesquisadora na rede internacional de estudos sobre sexualidade e envelhecimento.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
Acredita-se que o desenvolvimento da pesquisa e a experiência adquirida em parceria com pesquisadores portugueses da Universidade do Porto possibilitaram uma contribuição significativa para o aprofundamento desta área do conhecimento. A participação relaciona-se com o eixo temático: Saberes e Práticas educativas.
Considerações finais
A essência das contribuições desse estágio sanduíche se encontra no amadurecimento conceitual teórico sobre a sexualidade humana, sintetizado nos resumos, artigos, cartilha e tese elaborados. Além de outras contribuições positivas na minha formação acadêmica como desenvolvimento do espírito crítico e a troca de experiências com outros investigadores.
Referências
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 67–80.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica