Os Temas Transversais surgiram nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como resposta à necessidade de uma formação mais completa dos alunos, diante das mudanças sociais, políticas e culturais no Brasil no final do século XX. Com o avanço das discussões sobre a Educação Básica e a criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esses temas passaram a ser chamados de Temas Contemporâneos Transversais. Esta pesquisa visa entender como essas temáticas são abordadas na Educação Básica, dado seu objetivo de formar cidadãos, apesar da falta de regulamentações específicas para sua implementação. O objetivo do estudo é analisar a relação entre os Temas Transversais e Temas Transversais Contemporâneos, destacando, principalmente as diferenças e semelhanças. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, em que será realizada uma revisão de literatura. Os PCN propuseram a inclusão dos Temas Transversais — Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual — com o objetivo de integrar assuntos relevantes à vida dos alunos de forma interdisciplinar. Cerca de 25 anos depois, a BNCC atualiza essa proposta com os Temas Contemporâneos Transversais, que, além de obrigatórios em todo o território nacional, abrangem uma variedade maior de assuntos, como Ciência e Tecnologia, Direitos da Criança e do Adolescente, Diversidade Cultural, Educação Ambiental e Educação Financeira. A mudança de nomenclatura reforça a necessidade de conectar a educação básica às transformações sociais, formando cidadãos críticos e preparados para os desafios atuais. Desse modo, a pesquisa se desenvolverá a partir das perspectivas de Castro (2022), e das propostas dos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e os Temas Contemporâneos Transversais na BNCC (2019).
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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