MÚSICA COMO ESTRATÉGIA SOCIAL: COMO O ENSINO DA MUSICALIZAÇÃO NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA LORENZO FERNÂNDEZ PODE CONTER IMPACTOS SOCIAIS PÓS-PANDEMIA
Vilma da Cruz Silva
Universidade Estadual de Montes Claros
vilmazurcc@yahoo.com.br
Ranisley Duarte Santos
ranisleyduarte@yahoo.com.br
Eixo: Saberes e Práticas Educativas
Palavras-chave: Musicalização - impactos - pós-pandemia
Resumo
O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez situa-se em Montes Claros, MG e possui anexo em Bocaiuva, MG, dentre os cursos ministrados nessa instituição está o da musicalização que atende mais de 1.500 crianças entre 06 e 10 anos, proporcionando a elas conhecimentos musicais e culturais. Conforme o JORNAL, CIDADE (2008, p.7), “700 crianças se apresentaram em um grande coral cantando o sonho de papai Noel”, tema do auto de natal. Tendo em vista que a culminância desse tipo de trabalho leva um grande número de crianças para as apresentações, suponha-se que houve durante o processo de aprendizado musical o desenvolvimento da socialização, através do respeito às regras de boa convivência e trabalho em equipe. Entretanto, atividades escolares em geral foram desafiadas pela pandemia covid-19 em fevereiro de 2020, sendo paralisadas as atividades presenciais nas escolas e retornando ao ambiente escolar á partir de outubro de 2021. Conforme estudos de Jean Piaget, apresentados por MORÃES (2023), as crianças de 06 a 07 anos estão em transição do período pré-operatório para o operatório concreto, deste modo é importante estimular as crianças levando em consideração as características da fase posterior. Esse trabalho justifica-se pela necessidade de promover a interação social e a empatia, tendo em vista os impactos sociais pós-pandemias. Para obter embasamento teórico foi analisando dissertações e artigos dos autores OLIVEIRA (2012) e FONTERRADA (2015), além dos já citados no texto. O objetivo é compreender como o ensino da musicalização no Conservatório de Música Lorenzo Fernândez pode conter impactos sociais pós-pandemia. A metodologia será através da aplicação de questionários aos professores dessa instituição de ensino de música e também de duas escolas do ensino regular, pretendendo comparar o comportamento dos alunos que frequentam as aulas da musicalização no conservatório com os que somente frequentam a rede regular de ensino. Ao concluir esse estudo pretende-se contribuir com a sociedade através da elucidação dos fatos.
Referências
FONTERRADA, MTO. Abertura. In: Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, pp. 13-24. ISBN 978-85-68334-60-7. Available from SciELO Books .
JORNAL, Cidade: Auto de Natal emociona com 700 vozes. Montes Claros, MG: 2008, p.7.
MORAES, Ana Paula Aragão de "Fez falta o amigo, a professora..." : experiência escolar e pandemia em narrativas de crianças / 2023.159 p. : il.
OLIVEIRA, Cleodiceles Branco Nogueira de. A prática do canto coral infantil como musicalização. Campinas, SP: s.n, 2012.
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