Introdução a Musicalização para bebês: Uma experiência de acadêmicos do grupo PET Artes Música

  • Autor
  • João Victor Santos Soares de Carvalho
  • Co-autores
  • Maria Odilia de Quadros Pimentel
  • Resumo
  • Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    Este relato apresenta a experiência de acadêmicos do Grupo PET Artes Música, ao ministrarem no  XV Encontro Regional Sudeste da ABEM o curso “Introdução à musicalização para bebês”, a partir das práticas com o Curso Experimental de Musicalização para Bebês. A prática se justificou pela oportunidade de oferecer a educadores musicais algumas experiências no ensino de música para bebês e dividir conhecimentos sobre a área da música na primeira infância, que cresce como campo de pesquisa e prática no Brasil. 

     

    Problema norteador e objetivos

     

    A atividade surgiu de uma lacuna na formação sobre atuação para educação musical para bebês. Segundo Gordon (2015), a oportunidade de se aprender música deve ser oferecida desde o nascimento do bebê, pois a capacidade de aprendizado musical nunca mais será tão aprimorada quanto após o nascimento. 

    O objetivo geral do curso foi proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a musicalização na primeira infância, especialmente voltada para bebês, com o intuito de que possam aplicar tais conhecimentos em seus contextos de atuação. 

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    O curso foi dividido em dois dias, com duas horas por dia. No primeiro dia, apresentamos as bases teóricas e atividades para a faixa etária de seis a onze meses. No segundo dia, demos sequência às atividades para as faixas etárias de um ano a um ano e cinco meses e um ano e seis meses a um ano e onze meses.

    A equipe foi composta por três acadêmicos, com supervisão da tutora. Realizamos um planejamento semelhante ao de nossas aulas, seguindo a estrutura: acolhida, escala musical, atividades principais, relaxamento e despedida. Executamos exercícios de coordenação motora, pulsação, andamento, parâmetros do som, apreciação e exploração de sons, promovendo interações entre os proponentes e participantes do curso, criando um ambiente de simulação das aulas.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    As bases da prática vêm de livros e artigo (Parlato-Oliveira, 2019; Parizzi e Santiago, 2022; Broock, 2009; Santiago, Broock e Carvalho, 2011), redes sociais (Instagram) e plataformas (Youtube), nos quais tivemos acesso aos trabalhos das professoras Patrícia Salviano, Roseane Ramos e Thaís Machado. 

     

    Resultados da prática 

     

    O curso despertou interesse por parte dos participantes, que se abriram para as atividades e se permitiram vivenciar a primeira infância musical, demonstrando a importância do tema para educadores musicais e a urgência de se preencher esta lacuna no currículo dos Cursos de Licenciatura em Música.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

              O curso foi importante para a formação profissional dos acadêmicos proponentes e participantes, visto que uma semente da musicalização para bebês foi plantada, gerando interesse por parte dos participantes, aprofundando a experiência dos acadêmicos proponentes, que lidaram com um público novo, e democratizando o acesso à educação musical na primeira infância. As aulas proporcionaram a socialização entre acadêmicos da Unimontes e acadêmicos e professores de outras universidades, criando vínculo entre profissionais da área.

     

    Considerações finais

     

    Os efeitos do curso alcançam os objetivos propostos e indicam notável interesse por parte dos envolvidos, assim como apontam a evolução dos acadêmicos, que continuam se aprofundando no tema e desenvolvem as aulas com maior segurança e preparo necessário.

  • Palavras-chave
  • Musicalização para bebês, formação inicial docente, Programa de Educação Tutorial
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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