Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
Este relato apresenta a experiência de acadêmicos do Grupo PET Artes Música, ao ministrarem no XV Encontro Regional Sudeste da ABEM o curso “Introdução à musicalização para bebês”, a partir das práticas com o Curso Experimental de Musicalização para Bebês. A prática se justificou pela oportunidade de oferecer a educadores musicais algumas experiências no ensino de música para bebês e dividir conhecimentos sobre a área da música na primeira infância, que cresce como campo de pesquisa e prática no Brasil.
Problema norteador e objetivos
A atividade surgiu de uma lacuna na formação sobre atuação para educação musical para bebês. Segundo Gordon (2015), a oportunidade de se aprender música deve ser oferecida desde o nascimento do bebê, pois a capacidade de aprendizado musical nunca mais será tão aprimorada quanto após o nascimento.
O objetivo geral do curso foi proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre a musicalização na primeira infância, especialmente voltada para bebês, com o intuito de que possam aplicar tais conhecimentos em seus contextos de atuação.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
O curso foi dividido em dois dias, com duas horas por dia. No primeiro dia, apresentamos as bases teóricas e atividades para a faixa etária de seis a onze meses. No segundo dia, demos sequência às atividades para as faixas etárias de um ano a um ano e cinco meses e um ano e seis meses a um ano e onze meses.
A equipe foi composta por três acadêmicos, com supervisão da tutora. Realizamos um planejamento semelhante ao de nossas aulas, seguindo a estrutura: acolhida, escala musical, atividades principais, relaxamento e despedida. Executamos exercícios de coordenação motora, pulsação, andamento, parâmetros do som, apreciação e exploração de sons, promovendo interações entre os proponentes e participantes do curso, criando um ambiente de simulação das aulas.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
As bases da prática vêm de livros e artigo (Parlato-Oliveira, 2019; Parizzi e Santiago, 2022; Broock, 2009; Santiago, Broock e Carvalho, 2011), redes sociais (Instagram) e plataformas (Youtube), nos quais tivemos acesso aos trabalhos das professoras Patrícia Salviano, Roseane Ramos e Thaís Machado.
Resultados da prática
O curso despertou interesse por parte dos participantes, que se abriram para as atividades e se permitiram vivenciar a primeira infância musical, demonstrando a importância do tema para educadores musicais e a urgência de se preencher esta lacuna no currículo dos Cursos de Licenciatura em Música.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
O curso foi importante para a formação profissional dos acadêmicos proponentes e participantes, visto que uma semente da musicalização para bebês foi plantada, gerando interesse por parte dos participantes, aprofundando a experiência dos acadêmicos proponentes, que lidaram com um público novo, e democratizando o acesso à educação musical na primeira infância. As aulas proporcionaram a socialização entre acadêmicos da Unimontes e acadêmicos e professores de outras universidades, criando vínculo entre profissionais da área.
Considerações finais
Os efeitos do curso alcançam os objetivos propostos e indicam notável interesse por parte dos envolvidos, assim como apontam a evolução dos acadêmicos, que continuam se aprofundando no tema e desenvolvem as aulas com maior segurança e preparo necessário.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica