CRIANÇA, INFÂNCIA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL:
CONVITE À REFLEXÃO
Henrique Medeiros Andrade dos Santos
Universidade Estadual de Montes Claros
h86129373@gmail.com
Chirley Aparecida Xavier de Oliveira
Universidade Estadual de Montes Claros
Chirleyoliveira525@gmail.com
Camila Pamplona Portela
Universidade Estadual de Montes Claros
camila1portela@hotmail.com
Márcia Alves Correia Souza
Universidade Estadual de Montes Claros
mariapaula20032002@gmail.com
Eixo: Infâncias e Educação Infantil
Palavras-chave: Infância, Pedagogia Humanizadora, Teoria Histórico-Cultural
Resumo Simples
A presente pesquisa busca refletir sobre a criança e sua infância a partir da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, considerando as práticas pedagógicas nos primeiros anos da educação infantil. A justificativa se dá pela necessidade de repensar as ações educativas voltadas à criança, cuja concepção ainda é muitas vezes orientada por ideias naturalizadas ou pouco fundamentadas. O problema central reside na pergunta: Como as concepções de infância e criança influenciam as práticas pedagógicas na educação infantil? Como objetivo geral, propõe-se discutir fundamentos da Teoria Histórico-Cultural que contribuam para uma pedagogia mais humanizadora. O referencial teórico fundamenta-se, nos estudos de Vigotski, Leontiev e outros autores da psicologia histórico-cultural. A metodologia baseia-se em pesquisas qualitativas realizadas em grupos de estudo e projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, com observação de práticas pedagógicas e entrevistas com crianças. Como resultado parcial, evidencia-se que mudanças conceituais sobre o que é infância são fundamentais para reestruturar práticas educativas mais coerentes com o desenvolvimento humano integral. A pesquisa relaciona-se com o campo da Educação ao propor reflexões teóricas e práticas sobre o papel da escola na constituição do sujeito histórico e social, inserindo-se no eixo temático de Infância, Educação e Sociedade. Sua relevância social está na possibilidade de promover práticas mais sensíveis, críticas e comprometidas com a formação humana.
Referências
LEONTIEV, Alexei. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
NUNES, Marília; MARTINS, Lívia. Criança, infância e teoria histórico-cultural: convite à reflexão. In: ESTACHESKI, Joice (Org.). Fundamentos e organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. p. 17–34.
VIGOTSKI, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica