ANÁLISE ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR NA EJA

  • Autor
  • Luísa Caroline Brandão de Sá e Matos
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Alves Ferreira
  • Resumo
  • ANÁLISE ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR NA EJA

     Luísa Caroline Brandão de Sá e Matos

    Universidade Estadual de Montes Claros

    luisabrandao2004@gmail.com

    Maria Eduarda Alves Ferreira

    Universidade Estadual de Montes Claros

    mariaeduaarda441@gmail.com

    Políticas Públicas e Gestão da Educação

    Palavras-chave: evasão; EJA; práticas pedagógicas.

    Resumo – Relato de Experiência

    Apresentamos um relato de experiência do subprojeto de Letras Português do Programa

    Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIMONTES) com foco na evasão

    escolar na EJA, a partir de vivências na Escola Municipal Mestra Fininha.

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    O trabalho aborda o problema da evasão escolar na EJA, evidenciado pela ausência frequente

    e abandono das aulas por parte de alguns alunos. Essa realidade compromete a efetividade do

    ensino, reduz a oferta dessa modalidade nas redes públicas e desmotiva tanto estudantes quanto

    professores. Para investigar essa questão, foram analisadas listas de frequência das turmas da

    7ª e 8ª Etapas, fornecidas pela professora supervisora Maria de Fátima Rodrigues da Cruz

    Ramos. A partir desses dados, busca-se compreender os fatores que contribuem para a evasão

    e refletir sobre práticas pedagógicas que incentivem a permanência dos educandos.

    Problema norteador e objetivos

    Esta pesquisa tem como objetivo central a evasão de estudantes da EJA e tem por objetivo geral

    identificar os fatores que dificultam a conclusão do ensino fundamental na Escola Municipal

    Mestra Fininha. Como objetivo específico, busca-se analisar estratégias didático-pedagógicas

    que possam contribuir para a permanência dos alunos na escola.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Este relato tem caráter quanti-qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas e na análise de

    dados numéricos relacionados à temática.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A fundamentação teórica deste trabalho parte das deias de Freire (1987), contidas no seu livro

    “Pedagogia do Oprimido” e das pesquisas de Oliveira; Borba; Bezerra (2021), presentes no

    livro “Tecendo saberes: estudos e práticas sobre Educação de Pessoas Jovens, Adultas, Idosas

    e Campesinas”.

    Resultados da prática

    Os resultados foram os seguintes:

    Período Quantidade de

    Alunos

    Faixa Etária dos

    Alunos

    Número de Alunos

    Faltantes (e idades)

    7º período 12 6 alunos entre 30 e

    50 anos; 6 alunos

    entre 16 e 17 anos

    1 aluno (17 anos)

    8º período 17 3 alunos entre 40 e

    60 anos; 12 alunos

    entre 15 e 20 anos

    6 alunos (idades

    entre 16 e 22 anos)

    Em diálogo com a professora, foram identificados os seguintes motivos para as faltas dos

    alunos: jornadas de trabalho exaustivas, cansaço físico e emocional, falta de suporte para cuidar

    de filhos pequenos, afastamentos para tratamento psicológico e falta de compromisso,

    especialmente entre os adolescentes. Segundo Oliveira, Borba e Bezerra (2021), muitos jovens

    da EJA deixam de frequentar a escola por estarem exaustos após a jornada de trabalho. Paulo

    Freire (1987) reforça a importância do diálogo entre educador e educando, defendendo uma

    prática pedagógica que considere as vivências dos alunos para promover o engajamento.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e

    relações com o eixo temático do COPED

    Este trabalho é relevante para a comunidade escolar pois propõe reflexão sobre quais políticas

    públicas podem ser adotadas para uma melhor gestão da educação no seguimento da EJA.

    Considerações finais

    Os resultados indicam a necessidade urgente de metodologias que incentivem a frequência dos

    alunos e combatam a evasão escolar.

     

  • Palavras-chave
  • PIBID; Escola Municipal Mestra Fininha; evasão.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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