ANÁLISE ACERCA DA EVASÃO ESCOLAR NA EJA
Luísa Caroline Brandão de Sá e Matos
Universidade Estadual de Montes Claros
luisabrandao2004@gmail.com
Maria Eduarda Alves Ferreira
Universidade Estadual de Montes Claros
mariaeduaarda441@gmail.com
Políticas Públicas e Gestão da Educação
Palavras-chave: evasão; EJA; práticas pedagógicas.
Resumo – Relato de Experiência
Apresentamos um relato de experiência do subprojeto de Letras Português do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIMONTES) com foco na evasão
escolar na EJA, a partir de vivências na Escola Municipal Mestra Fininha.
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O trabalho aborda o problema da evasão escolar na EJA, evidenciado pela ausência frequente
e abandono das aulas por parte de alguns alunos. Essa realidade compromete a efetividade do
ensino, reduz a oferta dessa modalidade nas redes públicas e desmotiva tanto estudantes quanto
professores. Para investigar essa questão, foram analisadas listas de frequência das turmas da
7ª e 8ª Etapas, fornecidas pela professora supervisora Maria de Fátima Rodrigues da Cruz
Ramos. A partir desses dados, busca-se compreender os fatores que contribuem para a evasão
e refletir sobre práticas pedagógicas que incentivem a permanência dos educandos.
Problema norteador e objetivos
Esta pesquisa tem como objetivo central a evasão de estudantes da EJA e tem por objetivo geral
identificar os fatores que dificultam a conclusão do ensino fundamental na Escola Municipal
Mestra Fininha. Como objetivo específico, busca-se analisar estratégias didático-pedagógicas
que possam contribuir para a permanência dos alunos na escola.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Este relato tem caráter quanti-qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas e na análise de
dados numéricos relacionados à temática.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A fundamentação teórica deste trabalho parte das deias de Freire (1987), contidas no seu livro
“Pedagogia do Oprimido” e das pesquisas de Oliveira; Borba; Bezerra (2021), presentes no
livro “Tecendo saberes: estudos e práticas sobre Educação de Pessoas Jovens, Adultas, Idosas
e Campesinas”.
Resultados da prática
Os resultados foram os seguintes:
Período Quantidade de
Alunos
Faixa Etária dos
Alunos
Número de Alunos
Faltantes (e idades)
7º período 12 6 alunos entre 30 e
50 anos; 6 alunos
entre 16 e 17 anos
1 aluno (17 anos)
8º período 17 3 alunos entre 40 e
60 anos; 12 alunos
entre 15 e 20 anos
6 alunos (idades
entre 16 e 22 anos)
Em diálogo com a professora, foram identificados os seguintes motivos para as faltas dos
alunos: jornadas de trabalho exaustivas, cansaço físico e emocional, falta de suporte para cuidar
de filhos pequenos, afastamentos para tratamento psicológico e falta de compromisso,
especialmente entre os adolescentes. Segundo Oliveira, Borba e Bezerra (2021), muitos jovens
da EJA deixam de frequentar a escola por estarem exaustos após a jornada de trabalho. Paulo
Freire (1987) reforça a importância do diálogo entre educador e educando, defendendo uma
prática pedagógica que considere as vivências dos alunos para promover o engajamento.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e
relações com o eixo temático do COPED
Este trabalho é relevante para a comunidade escolar pois propõe reflexão sobre quais políticas
públicas podem ser adotadas para uma melhor gestão da educação no seguimento da EJA.
Considerações finais
Os resultados indicam a necessidade urgente de metodologias que incentivem a frequência dos
alunos e combatam a evasão escolar.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica