Educação Musical Inclusiva: uma experiência no Curso de Musicalização Infantil

  • Autor
  • José Eustáquio Pereira Júnior
  • Co-autores
  • Stéphany Marise Graciano Souza , Maria Odília Pimentel
  • Resumo
  • Educação Musical Inclusiva: uma experiência no Curso de Musicalização Infantil

     

     

    Eixo: Infância e Educação Infantil

    Palavras-chave: Educação Musical Especial; Autismo; Musicalização Infantil


     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    O presente relato refere-se à prática educativa realizada com um aluno de 4 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), suporte nível 1, numa das turmas do curso de Musicalização Infantil da Unimontes. As aulas, de 50 minutos, ocorriam semanalmente às sextas-feiras, entre 02 de agosto a 29 de novembro de 2024. A musicalização, enquanto prática pedagógica, mostra-se uma ferramenta potente para promover o desenvolvimento musical e extramusical de crianças com TEA, justificando a necessidade de sua oferta de forma contínua e planejada.

     

    Problema norteador e objetivos

    O desafio consistiu em promover a inclusão e o desenvolvimento musical e interpessoal do aluno em um contexto coletivo de aprendizagem, respeitando suas especificidades. A prática foi norteada pela questão: Quais os impactos da musicalização infantil no desenvolvimento da interação social, atenção e habilidades musicais de uma criança com TEA? O objetivo geral da prática foi investigar os efeitos da musicalização infantil no desenvolvimento de habilidades musicais e extramusicais de uma criança com TEA, a partir da participação no Curso de Musicalização Infantil da Unimontes.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    As aulas incluíam atividades musicais lúdicas, uso de instrumentos musicais variados, percussão corporal, exploração sonora e canções que favoreciam a participação ativa. Estabelecemos uma relação próxima ao responsável pela criança e um dos professores a acompanhava nas aulas. Situações de rotina como relaxamento e despedida foram adaptadas com estímulos visuais e sonoros. A mediação constante entre professor e aluno permitiu uma atuação mais efetiva diante de episódios de desinteresse ou agitação, especialmente após mudanças em seu contexto familiar, com a ausência da mãe para trabalhar em outra cidade.

    Para avaliação, utilizamos registros audiovisuais, observações das aulas e debates sobre a evolução do aluno em reuniões semanais.

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A prática foi fundamentada por autores como Geretsegger et al (2014), Menezes (2019), Almeida Filho (2020), Rocha e Ribeiro (2021), que discutem a ação da prática musical no desenvolvimento musical e extramusical de crianças com TEA.

     

    Resultados da Prática

    Ao longo do semestre, observou-se uma evolução significativa na comunicação intencional do aluno, na capacidade de interagir com colegas e professores e no interesse por instrumentos e atividades rítmicas. Apesar das dificuldades nos momentos de menor estímulo, como relaxamento e despedida, o aluno apresentou avanço no reconhecimento de elementos musicais, como altura e intensidade, e no envolvimento na criação musical de forma espontânea. As alterações em seu comportamento nas últimas semanas, em virtude da ausência materna, reforçaram a importância da estabilidade emocional no processo de aprendizagem.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    O trabalho é relevante por refletir sobre como a vivência na musicalização infantil impactou positivamente o desenvolvimento musical e extramusical do aluno com TEA.

    Considerações finais

     

    A experiência evidenciou a relevância da musicalização infantil como espaço de desenvolvimento integral para crianças com TEA, reafirmando a importância do olhar sensível e individualizado do educador, da adaptação metodológica constante para o seu  desenvolvimento musical e extramusical.

  • Palavras-chave
  • Educação Musical Especial; Autismo; Musicalização Infantil
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica