DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL: CONTRIBUIÇÕES DE DEMERVAL SAVIANI PARA O REPENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR

  • Autor
  • Tamires de Paula da Silva
  • Co-autores
  • Suelen Naiara da Silva Rodrigues , Emilly Freitas , Rosangela Alves da Silveira
  • Resumo
  • Este trabalho é um relato da nossa experiência com a leitura dos capítulos 5 e 6 da obra Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani, realizada durante as aulas de Didática no curso de Pedagogia da Unimontes. A leitura surgiu a partir de questionamentos sobre o papel da escola na formação dos estudantes e como ela pode atuar de forma mais justa e emancipadora. Ao longo do estudo, analisamos os conceitos apresentados por Saviani e os relacionamos com situações reais vivenciadas ou observadas na prática pedagógica. Compreendemos que a pedagogia histórico-crítica se diferencia por defender a centralidade do conhecimento na educação e por entender que ensinar é um ato político e transformador. Essa experiência nos fez refletir sobre o compromisso social do professor e a importância de planejar ações pedagógicas com intencionalidade. Aprendemos que garantir o acesso ao saber é fundamental para promover a igualdade de oportunidades e formar sujeitos críticos e conscientes. Esse aprendizado reforçou ainda mais a nossa visão da educação como uma prática de resistência e transformação social.

  • Palavras-chave
  • Pedagogia Histórico-Crítica; Prática Educativa; Educação Escolar
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica