Este trabalho é um relato da nossa experiência com a leitura dos capítulos 5 e 6 da obra Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani, realizada durante as aulas de Didática no curso de Pedagogia da Unimontes. A leitura surgiu a partir de questionamentos sobre o papel da escola na formação dos estudantes e como ela pode atuar de forma mais justa e emancipadora. Ao longo do estudo, analisamos os conceitos apresentados por Saviani e os relacionamos com situações reais vivenciadas ou observadas na prática pedagógica. Compreendemos que a pedagogia histórico-crítica se diferencia por defender a centralidade do conhecimento na educação e por entender que ensinar é um ato político e transformador. Essa experiência nos fez refletir sobre o compromisso social do professor e a importância de planejar ações pedagógicas com intencionalidade. Aprendemos que garantir o acesso ao saber é fundamental para promover a igualdade de oportunidades e formar sujeitos críticos e conscientes. Esse aprendizado reforçou ainda mais a nossa visão da educação como uma prática de resistência e transformação social.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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