CRIAÇÃO E GESTÃO DE UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: A EXPERIÊNCIA DA EFA HERBERT DE SOUZA – EFA P.A BETINHO

  • Autor
  • Magda Martins Macêdo
  • Co-autores
  • Maria Aparecida Afonso Oliveira , Maria Auxiliadora Amaral Silveira Gomes , Victor Alexandre de Oliveira Freitas
  • Resumo
  •  

    Este relato contextualiza a experiência de criação e gestão de uma Escola Família Agrícola Herbert de Souza (EFA P.A BETINHO), no município de Bocaiuva-MG, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, que organiza a aprendizagem em períodos de tempo-escola e tempo-comunidade, desvelando possibilidades de uma educação contextualizada e a oferta de uma formação integral e emancipadora para jovens do campo. As EFA’s são instituições comunitárias, sem fins lucrativos, administradas por uma associação autônoma formada por pais, membros da comunidade e entidades associadas. O relato fundamenta-se, teoricamente, em autores como Freire (1996), Padilha (2001) e Caldart (2004), que refletem sobre a Educação do Campo e sua práxis geradora de emancipação e valorização da diversidade dos povos camponeses.

     

  • Palavras-chave
  • Escola Família Agrícola; Gestão comunitária; Pedagogia da Alternância.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação e Diversidade
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