ESTUDO DA EPISTEMOLOGIA NO PPGE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FORMATIVA

  • Autor
  • Pedro Dias dos Santos
  • Resumo
  • Este trabalho relata uma experiência formativa vivenciada na disciplina "Epistemologia e Pesquisa em Educação", no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). A aula inaugural instigou reflexões sobre os fundamentos do conhecimento e o papel do professor como sujeito histórico e crítico. A partir da abordagem dialógica da professora Francely Aparecida dos Santos, foram discutidos conceitos como linguagem, racionalidade e a diferença entre saber e conhecer. O relato evidencia um deslocamento epistemológico do autor, egresso do campo jurídico, que passou a compreender a docência como prática de mediação. A experiência se articula ao eixo "Saberes e Práticas Educativas", ao contribuir para a formação docente crítica, integrando teoria e prática. Sua relevância social está na valorização da epistemologia como base da educação emancipadora em tempos de negacionismo e crise na ciência.

     

  • Palavras-chave
  • Epistemologia, formação docente, conhecimento, prática educativa, educação crítica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica