Este trabalho discute a importância da recomposição das aprendizagens no Ensino Básico no contexto do Pacto Nacional, instituído pelo decreto 12.391 (FEV. 2025), diante das lacunas de aprendizagem apontadas pelo Ideb de 2024. Com base nas diretrizes internacionais do modelo RAPID, que propõe ações como reorganização curricular, priorização de fundamentos e desenvolvimento socioemocional, bem como na BNCC, esta pesquisa foca em estratégias de letramento para leitura, produção e interpretação de textos multimodais como abordagem didática eficaz no processo de aceleração e recomposição da aprendizagem. A partir do arcabouço teórico- metodológico da Semiótica Social (Hodge, Kress, 1988) e da Gramática do Design Visual (Kress & van Leeuwen, 2006), destaca-se a metafunção interativa, na análise de memes, como recurso para ampliar a participação ativa do aluno na leitura e produção de sentidos, promovendo engajamento e aproximação entre interlocutores. Ao integrar imagem, texto e outros modos semióticos, os gêneros multimodais possibilitam práticas contextualizadas, diagnósticas e inclusivas, contribuindo significativamente para a recomposição das aprendizagens na Educação Básica. Este trabalho integra o projeto de pesquisa “A Promoção do Ensino-Aprendizagem da Leitura de Textos Midiáticos Multimodais na Educação Básica” - projeto de extensão Unimontes/Fapemig, coordenado pela professora Drª Arlete Nepomuceno.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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