EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS EM MÚSICA: O CASO DO CONSERVATÓRIO ESTADUAL DE MÚSICA LORENZO FERNÂNDEZ
Eixo: Educação e Diversidade
Palavras-chave: Educação Musical Inclusiva; Escola especializada de Música; Conservatório
Resumo Simples
Minas Gerais mantém doze conservatórios de música, que estão inseridos no sistema de ensino público estadual, com programas voltados para a formação técnica de músicos, a educação musical e a promoção cultural (Minas Gerais, 2005). Estas instituições atendem a uma grande parcela da população (Vendrami, 2010). A Resolução nº 718 de 2005, que rege os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais (CEM), em seu artigo 27, “dispõe sobre a realização da matrícula dos alunos a cada período letivo, sendo vedada a discriminação em função de etnia, sexo, condição social, convicção política, crença religiosa ou necessidades educacionais especiais”. A partir disso, surgiu o problema de pesquisa: “Como a educação musical inclusiva foi implementada no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez (CEMLF)?” Portanto, a presente pesquisa em andamento tem como objetivo geral compreender a implementação e desenvolvimento da educação musical inclusiva dentro do CEMLF. Justifica-se o trabalho pela importância de conhecer os desafios de se implementar educação musical inclusiva em uma escola especializada de música, assim como pelas reflexões que virão a partir deste para a área da Educação Musical. A pesquisa é norteada por conceitos como inclusão social, educação especial, educação inclusiva e educação musical inclusiva. Além disso, baseia-se em trabalhos de autores que tratam sobre a inclusão de alunos com necessidades específicas no âmbito da educação especializada em música (Júnior; Schambeck, 2017), e do ensino de instrumentos musicais para pessoas com necessidades específicas em escolas especializadas em música (Silva e Louro, 2022). A pesquisa tem abordagem qualitativa, com caráter exploratório. O método escolhido foi o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados foram utilizados a pesquisa documental, observação participante e entrevistas com a direção, orientação pedagógica e professores do CEMLF que se destacaram ou se destacam no atendimento a pessoas com deficiência. Os resultados parciais mostram que a escola e os professores não estavam preparados para vivenciar o processo de educação musical inclusiva e que esta preparação foi acontecendo ao longo dos anos, através de iniciativas pessoais e coletivas. Espera-se que este trabalho contribua com novas reflexões para a área de Educação, especificamente, a área da Educação Musical, sobre o Ensino de música para pessoas com deficiência em âmbitos especializados em música.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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