As possibilidades do uso de tirinhas da Mafalda para o ensino de Geografia no 6° ano a partir da BNCC

  • Autor
  • Felipe Silva Soares
  • Co-autores
  • Janete Regina de Oliveira
  • Resumo
  •  

    A ludicidade pode ser um importante mecanismo para a construção do conhecimento geográfico e por isso o presente trabalho busca analisar os possíveis diálogos entre as tirinhas da personagem Mafalda e as habilidades do currículo de Geografia do sexto ano do ensino fundamental, pertencente a Base Nacional Comum Curricular. Por meio de uma metodologia qualitativa que procura analisar as histórias selecionadas e com uma pesquisa baseada em um caráter descritivo e também documental, por contar com a análise de um documento educacional brasileiro. As discussões geradas por essa pesquisa tratam da Geografia nas tirinhas escolhidas e nos diálogos entre essa mídia e o currículo de Geografia da BNCC evidenciados nos resultados desta pesquisa.

     

  • Palavras-chave
  • Ludicidade, sala de aula, prática de ensino
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica