O trabalho intitulado “Compreensão da Pedagogia Histórico-Crítica: Um Estudo Colaborativo a Partir das Aulas de Didática” relata uma experiência de formação inicial de professores desenvolvida por alunas do curso de Pedagogia da Unimontes. A atividade teve como foco a leitura e discussão dos dois primeiros capítulos da obra Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani, com o objetivo de compreender a articulação entre competência técnica e compromisso político na formação docente. Por meio de encontros colaborativos, os participantes realizaram esquemas e resumos, promovendo a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico. A fundamentação teórica, baseada nas ideias de Saviani, destacou a educação como prática social essencial e a importância de a escola mediar o acesso ao saber sistematizado. Os resultados evidenciaram que a técnica pedagógica, quando aliada a um projeto político emancipador, é fundamental para combater as desigualdades sociais. A experiência mostrou-se relevante para o amadurecimento teórico e político dos futuros professores, reforçando a pedagogia histórico-crítica como um caminho para uma educação pública, democrática e transformadora.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica