COMPREENSÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM ESTUDO COLABORATIVO A PARTIR DAS AULAS DE DIDÁTICA

  • Autor
  • Viviane Xavier Santiago Santos
  • Co-autores
  • Ana Luiza Souza Ferreira , Noemy Ribeiro Soares , Rosangela Alves da Silveira
  • Resumo
  • O trabalho intitulado “Compreensão da Pedagogia Histórico-Crítica: Um Estudo Colaborativo a Partir das Aulas de Didática” relata uma experiência de formação inicial de professores desenvolvida por alunas do curso de Pedagogia da Unimontes. A atividade teve como foco a leitura e discussão dos dois primeiros capítulos da obra Pedagogia Histórico-Crítica, de Dermeval Saviani, com o objetivo de compreender a articulação entre competência técnica e compromisso político na formação docente. Por meio de encontros colaborativos, os participantes realizaram esquemas e resumos, promovendo a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico. A fundamentação teórica, baseada nas ideias de Saviani, destacou a educação como prática social essencial e a importância de a escola mediar o acesso ao saber sistematizado. Os resultados evidenciaram que a técnica pedagógica, quando aliada a um projeto político emancipador, é fundamental para combater as desigualdades sociais. A experiência mostrou-se relevante para o amadurecimento teórico e político dos futuros professores, reforçando a pedagogia histórico-crítica como um caminho para uma educação pública, democrática e transformadora.

  • Palavras-chave
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica