CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAIS CURRICULARES PARA A INTEGRAÇÃO DO CURRÍCULO

  • Autor
  • Jerlane Nascimento Moura
  • Resumo
  •  

    Este resumo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que investiga a integração curricular em materiais curriculares (livro didático) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021, voltado para o Ensino Médio. O edital do PNLD 2021 foi gerado no seio das reformas curriculares do Ensino Médio e dentre as mudanças implementadas por essa reforma, voltamos nosso olhar nesta pesquisa para aquelas destinadas aos materiais curriculares, os quais foram elaborados com vistas a fomentar a integração do currículo. Nesse viés, esta pesquisa busca analisar como a integração curricular é apresentada em materiais curriculares de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Diálogo com a Matemática aprovados pelo PNLD 2021. De acordo com as informações presentes no Guia do PNLD 2021, estas coleções  buscam romper com a lógica disciplinar e por isso, destacam-se como inovadora. A integração curricular é vista como uma abordagem que objetiva a construção do currículo baseado em aspectos que sejam significativos e que despertem o interesse daqueles envolvidos para que estes saibam solucionar situações-problemas (Beane, 2003). A pesquisa segue princípios da pesquisa qualitativa (Minayo, 2017) e tem caráter documental (Sá-Silva, Almeida, Cuindani, 2009), pois está sendo analisado um livro didático, considerado também como um material curricular (Soares, 2020). Como resultado de uma análise preliminar, apontamos que a integração curricular no material em análise, é materializada por meio de propostas interdisciplinares, uma vez que busca articular temáticas entre dois ou mais componentes curriculares. Somado a isso, ao explorar o material, notamos que as unidades temáticas se desenvolvem em torno de assuntos de possível interesse dos estudantes, por relacionarem assuntos que estão presentes no cotidiano dos mesmos. Em razão disso, consideramos que, mesmo o material curricular estando em análise, o mesmo tem potencial para contemplar uma proposta de integração curricular e, portanto, pode atuar apoiando os professores tanto seu aprendizado próprio, quanto no desenvolvimento de um currículo que não tem as especificidades do conhecimento como fronteiras, mas sim como uma oportunidade para promover conexões entre os diversos saberes. 

  • Palavras-chave
  • Integração Curricular. Livro Didático. Ensino Médio
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação Matemática
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