FORMAÇÃO DOCENTE EM MOVIMENTO: EXPERIÊNCIAS PRÉVIAS AO ESTÁGIO NO NÚCLEO DE ATIVIDADES PARA PROMOÇÃO DA CIDADANIA (NAP) / UNIMONTES

  • Autor
  • Samara Cardoso Dias Barbosa
  • Co-autores
  • Geovana Dias Fonseca , Pablo Vinicius Ferreira Silva
  • Resumo
  • Resumo – Relato de Experiência

     

    Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

     

    O presente relato de experiência tem por objetivo discutir as contribuições do projeto de extensão do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania (NAP), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),para a formação inicial de licenciandos e o apoio pedagógico a estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas da cidade. O projeto oferece reforço escolar gratuito em diversas disciplinas do currículo da educação básica. A partir desse aspecto, levantamos o questionamento do quão proveitoso ou não tem sido a atuação dos licenciandos no projeto, assim como os impactos gerados nos alunos pelas atividades desenvolvidas.

     

    Problema norteador e objetivos

     

    Nosso trabalho busca responder como as experiências de extensão obtidas durante a realização do projeto, podem contribuir com a formação docente e com o ensino dos estudantes que frequentam o projeto. O objetivo é relatar como o NAP se constitui como espaço formativo de mão dupla, tanto para os graduandos, quanto para os estudantes que frequentam o projeto.

     

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

     

    Para a realização desta pesquisa lançamos mão do recurso da metodologia qualitativa, para analisarmos relatos e experiências obtidas, tanto por meio das observações realizadas durante esse primeiro trimestre, quanto dos relatos de docentes que frequentaram o projeto e hoje já se encontram na sala de aula. 

     

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

     

    A fundamentação da prática baseou-se nas discussões que são realizadas por autores como: Tardif (2014), Nóvoa (1995) e Freire (1996), que em suas obras encontramos sustentação para discutirmos as constituições do saber docente, a prática como espaço formativo e a educação como ato transformador. Esses fundamentos foram as âncoras que deram as bases para a construção da nossa perspectiva de que o programa NAP pode ser compreendido enquanto um espaço de formação crítica e engajada.

     

    Resultados da prática 

     

    A partir da realização dessa experiência , tornou-se possível inferir que o projeto manifesta benefícios tanto para os estudantes atendidos — que demonstram melhoras no desempenho escolar e aumento da autoestima — quanto para os acadêmicos, que se deparam com os desafios e as potências do ensino público brasileiro.

     

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

     

    A experiência em questão demonstra significativa importância social ao contribuir para a inclusão educacional, a ampliação da equidade de oportunidades e o fortalecimento da formação cidadã. Conclui-se que programas de extensão como o NAP ampliam os horizontes da formação universitária e colaboram com a valorização do campo educacional, num cenário marcado pela carência de profissionais da educação e pelo desinteresse crescente pela licenciatura. A prática relatada articula-se diretamente com o eixo temático “Saberes e Práticas Educativas”, ao promover o diálogo entre teoria e prática e reafirmar o papel social da universidade pública.

     

    Considerações finais

     

    A participação dos acadêmicos como monitores proporciona uma vivência concreta da prática docente, mesmo antes dos estágios obrigatórios, permitindo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, vínculos afetivos com o magistério e o fortalecimento da identidade docente, promovendo assim uma formação crítica e transformadora.

     

    Referências

     

    FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

     

    NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

     

    TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

     
  • Palavras-chave
  • Palavras-chave: universitária; Ensino-aprendizagem; Formação docente
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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