Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida
O presente relato de experiência tem por objetivo discutir as contribuições do projeto de extensão do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania (NAP), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes),para a formação inicial de licenciandos e o apoio pedagógico a estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas da cidade. O projeto oferece reforço escolar gratuito em diversas disciplinas do currículo da educação básica. A partir desse aspecto, levantamos o questionamento do quão proveitoso ou não tem sido a atuação dos licenciandos no projeto, assim como os impactos gerados nos alunos pelas atividades desenvolvidas.
Problema norteador e objetivos
Nosso trabalho busca responder como as experiências de extensão obtidas durante a realização do projeto, podem contribuir com a formação docente e com o ensino dos estudantes que frequentam o projeto. O objetivo é relatar como o NAP se constitui como espaço formativo de mão dupla, tanto para os graduandos, quanto para os estudantes que frequentam o projeto.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas
Para a realização desta pesquisa lançamos mão do recurso da metodologia qualitativa, para analisarmos relatos e experiências obtidas, tanto por meio das observações realizadas durante esse primeiro trimestre, quanto dos relatos de docentes que frequentaram o projeto e hoje já se encontram na sala de aula.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida
A fundamentação da prática baseou-se nas discussões que são realizadas por autores como: Tardif (2014), Nóvoa (1995) e Freire (1996), que em suas obras encontramos sustentação para discutirmos as constituições do saber docente, a prática como espaço formativo e a educação como ato transformador. Esses fundamentos foram as âncoras que deram as bases para a construção da nossa perspectiva de que o programa NAP pode ser compreendido enquanto um espaço de formação crítica e engajada.
Resultados da prática
A partir da realização dessa experiência , tornou-se possível inferir que o projeto manifesta benefícios tanto para os estudantes atendidos — que demonstram melhoras no desempenho escolar e aumento da autoestima — quanto para os acadêmicos, que se deparam com os desafios e as potências do ensino público brasileiro.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED
A experiência em questão demonstra significativa importância social ao contribuir para a inclusão educacional, a ampliação da equidade de oportunidades e o fortalecimento da formação cidadã. Conclui-se que programas de extensão como o NAP ampliam os horizontes da formação universitária e colaboram com a valorização do campo educacional, num cenário marcado pela carência de profissionais da educação e pelo desinteresse crescente pela licenciatura. A prática relatada articula-se diretamente com o eixo temático “Saberes e Práticas Educativas”, ao promover o diálogo entre teoria e prática e reafirmar o papel social da universidade pública.
Considerações finais
A participação dos acadêmicos como monitores proporciona uma vivência concreta da prática docente, mesmo antes dos estágios obrigatórios, permitindo o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, vínculos afetivos com o magistério e o fortalecimento da identidade docente, promovendo assim uma formação crítica e transformadora.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica