O relato em questão apresenta a experiência do do subprojeto de Letras Português do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UNIMONTES), envolvendo práticas sociais de leitura e escrita para promover (multi)letramentos na Educação Básica. A ação pricipal foi o dia o Dia “L” da Leitura Literária, criado para incentivar o interesse dos alunos pela literatura dos alunos do EJA. No contexto da EJA, tal processo possui maior relevância, pois, na maioria das vezes, esses alunos chegam à escola com pouco acesso à literatura ou desinteresse dos demais. Portanto, tal iniciativa foi pensada para valorização e incentivo para o interesse na leitura. Foi elaborado como forma de promover o interesse dos alunos da EJA pela leitura literária no cotidiano escolar. Com o objetivo é incentivar o hábito da leitura através do contato com diferentes obras. Para o desenvolvimento do projeto foram planejadas ações em parceria com a equipe pedagógica da escola com foco na valorização da leitura e no envolvimento dos alunos da EJA. Os alunos participaram de atividades de leitura e produção de poemas, produção de um podcast com o tema "Cordel". A partir disso, observamos um grande envolvimento dos alunos da EJA durante todas as etapas do evento, demonstraram interesse pelas leituras e valorizaram as trocas de expressão por meio da literatura. Ademais, alunos considerados retraídos tiveram a oportunidade de se expressar. O dia “L“ a leitura literária teve grande relevância social, pois contribuiu para a educação escolar, no sentido de melhorar a busca por livros literários relacionados ao eixo temático de alfabetização e letramentos principalmente para formação de leitores, valorizando os textos literários no ambiente escolar, como também, contribuindo para a capacidade dos alunos de pensar e se sentirem verdadeiros autores capazes de construir suas próprias histórias e desenvolver poemas, tendo como inspiração autores da nossa literatura brasileira. A experiência obtida no Dia "L" da Leitura Literária, foi fundamental para o fortalecimento do letramento literário, interesse pela leitura e a produção textual dos alunos.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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