A REPRESENTAÇÃO DA MULHER HISPÂNICA NAS PÁGINAS DO PPGL: A ESCRITA DE GERTRUDIS GÓMEZ DE AVELLANEDA

  • Autor
  • Thalles Lemos Talher
  • Resumo
  • Este trabalho, vinculado aos projetos “Teorabilia: teoria, crítica e história no processo de formação dos estudos literários nos cursos de Letras da Unimontes” (coord. Prof. Dr. Luiz Henrique C. Penido) e “Vozes de Mulheres e Representação Feminina na Literatura” (coord. Prof.ª Dr.ª Edwirgens A. Ribeiro Lopes), objetiva realizar um mapeamento teórico-crítico das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Letras da Unimontes, com ênfase nas contribuições voltadas para a literatura hispano-americana e, especialmente, na escrita de autoria feminina. Nesse contexto, e considerando a pertinência da análise de obras que tensionam os estereótipos de gênero e os modelos patriarcais consolidados no século XIX, a investigação propõe um estudo aprofundado da obra Dos mujeres (1842), de Gertrudis Gómez de Avellaneda. O romance será analisado à luz das contribuições teóricas de Mary Del Priore, Teresa de Lauretis, Virginia Woolf, Elisabeth Badinter e Simone de Beauvoir, destacando os conflitos entre desejo e dever, a crítica às normas patriarcais e a representação da subjetividade feminina. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e analítico-interpretativo, considerando o corpus literário em articulação com os referenciais críticos e com os contextos socioculturais da época. Em fase inicial, o estudo já identifica na obra de Avellaneda estratégias narrativas que subvertem expectativas de gênero e desafiam os discursos conservadores sobre o lugar da mulher, contribuindo para o debate sobre identidade, subjetividade e poder no campo da literatura e da educação. Assim, ao integrar o eixo temático “Alfabetização, Letramento e Outras Linguagens”, a pesquisa demonstra relevância social ao fomentar o letramento crítico e a ampliação das vozes femininas no espaço acadêmico, promovendo reflexões sobre a construção histórica das linguagens literárias e das práticas de leitura que permeiam os processos educativos.

     

  • Palavras-chave
  • Mapeamento; Literatura; Mulher
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica