O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO POTENCIALIZADOR DA INTERAÇÃO

  • Autor
  • Aline Azevedo Alves
  • Co-autores
  • Úrsula Adelaide de Lélis
  • Resumo
  • Na Educação Infantil, professoras utilizam os jogos e brincadeiras para potencializar a interação? Com o objetivo de analisar as contribuições do brincar no processo de interação, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura e da pesquisa de campo com as professoras de uma escola infantilem Minas Gerais, por meio da aplicação de questionário. Os jogos e brincadeiras são ferramentas potenciais para o trabalho com a interação, na Educação Infantil. Mas, na realidade pesquisada, há uma desconexão entre a teoria e a prática docentes. A maioria das atividades que envolvem o brincar, não são mediadas pelas professoras o que diminui as suas potencialidades pedagógicas para contribuir com o desenvolvimento da interação entre as crianças.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil. Interação. Brincar. Mediação docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Infâncias e Educação Infantil
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica