Este estudo propõe refletir sobre o papel da psicopedagogia no fortalecimento da educação emocional como estratégia para a sustentação dos processos de aprendizagem no ensino superior, em um contexto marcado por vulnerabilidades crescentes. A partir da análise de práticas desenvolvidas no âmbito do Programa de Apoio Psicológico, Psicopedagógico e Orientacional (PAPPO) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), discute-se como o acolhimento das emoções e a mediação psicopedagógica podem transformar percursos acadêmicos fragilizados em trajetórias de ressignificação e autonomia e autonomia. Fundamentado em autores que abordam a relação entre afetividade, aprendizagem e formação humana, o estudo reafirma a urgência de integrar as dimensões emocionais no cotidiano universitário como condição para uma educação verdadeiramente emancipadora.
Palavras-chave: Educação emocional. Psicopedagogia. Vulnerabilidade acadêmica. Ensino superior.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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