PROSTITUIÇÃO-TRANSGRESSÃO OU RESILIÊNCIA EM LUCÍOLA E BLANCA SOL
Thayná Soares de Aquino Leite
Universidade Estadual de Montes Claros
thaynasoares1611@gmail.com
Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida
Universidade Estadual de Montes Claros
edwirgens.almeida@gmail.com
Eixo: Alfabetização, Letramento e Outras Linguagens
Palavra-chave: Mulher; Romance; Crítica.
Resumo Simples
A realização desta pesquisa em conjunto com a orientadora Prof.ª Dr.ª Edwirgens A. Ribeiro Lopes, pretende concretizar um estudo crítico, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, financiada pela Fapemig, tendo a relevância de abordar a literatura brasileira e hispano-americana. Nesse aspecto, será abordado principalmente como mulheres autoras e a figura feminina representadas na ficção. Nessa circunstância a análise das obras de Lucíola (1862) de José de Alencar e Blanca Sol (1888) de Mercedes Cabello de Carbonera traz um estereótipo de mulher que problematiza o modelo familiar adequado a sociedade patriarcal do século XIX. As narrativas serão analisadas com contribuições teóricas de Maria Izilda Santos de Matos, Jacqueline Pitanguy, Branca Moreira Alves e Margareth Rago. Com vistas a observar o modelo comportamental das mulheres na sociedade patriarcal no século XIX, a pesquisa utiliza uma metodologia bibliográfica considerando análises críticas e aspectos culturais e sociais da época. A pesquisa ainda em fase inicial conta com estudos que de textos críticos sobre a história das mulheres tanto na história quanto na ficção. Dessa forma, será adequada ao eixo temático "Alfabetização, Letramento e Outras Linguagens" já que indica o movimento feminino através da sociedade na compreensão crítica e análises da construção das linguagens literárias e no desenvolvimento de comunicação oral nos processos educativos.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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