CURSINHO POPULAR OPARÁ (REDE EMANCIPA) EM SÃO FRANCISCO-MG: UMA CAMINHADA DE SONHOS, DESAFIOS E CONQUISTAS (2021-2025)
Roberto Mendes Ramos Pereira
Universidade Estadual de Montes Claros
Bárbara Figueiredo Souto
Universidade Estadual de Montes Claros
Wanderson Gomes de Souza
Universidade Estadual de Montes Claros
wanderson.unimontes@gmail.com
Eixo: Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais
Palavras-chave: São Francisco-MG. Cursinho Popular. Relato de Experiência
Resumo – Relato de Experiência
Contextualização e justificativa da prática desenvolvida: O Cursinho Popular Opará (Rede Emancipa), situado no município de São Francisco-MG, nasceu em 2021, a partir de um desdobramento do Cursinho Popular Darcy Ribeiro (Rede Emancipa), atuante em Montes Claros. Desenvolvendo suas atividades com a participação voluntária dos(as) acadêmicos(as) dos cursos de Licenciatura em História e Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros (Campus São Francisco), bem como de egressos(as) desses mesmos cursos e colaboradores(as) da sociedade são-franciscana. Esse cursinho popular atende a estudantes de escolas públicas, mas também aqueles que já concluíram o ensino médio, tendo um perfil de jovens das classes populares e com o anseio de ingressar no ensino superior.
Problema norteador e objetivos: Afinal, as ações do Cursinho Popular Opará estão sendo relevantes e eficazes no seu propósito? Os objetivos aqui traçados são no sentido de elencar os principais aspectos desse cursinho popular que mostram a relevância de suas ações, bem como os desafios enfrentados pelo mesmo nesses anos de atuação em São Francisco.
Procedimentos e/ou estratégias metodológicas: A metodologia adotada no desenvolvimento das ações do cursinho pré-universitário Opará se baseia em aulas preparatórias para os processos seletivos da Unimontes, seja para o vestibular seja para o ENEM, com aulas estruturadas em soluções de problemas, exercícios, rodas de conversa, palestras, saindo substancialmente do modelo dos cursinhos convencionais.
Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida: A base teórica das ações desenvolvidas no Cursinho Popular Opará pauta-se no pensamento de Paulo Freire. Isso porque o cursinho, hoje sendo parte do Centro de Referência em Educação Popular com enfoque em Gênero e Relações Étnico-Raciais (Cerpopular), traz consigo e defende uma educação como prática de liberdade, que vê o estudante como sujeito ativo e criativo, capaz de transformar a realidade. Paulo Freire é referência pois enfatizava o diálogo, a reflexão crítica e a conscientização como pilares do processo educativo.
Resultados da prática: Nossa prática tem como resultado não apenas a aprovação de alguns estudantes em cursos superiores da Unimontes, mas também traz consigo desafios significativos, como a evasão de estudantes ao longo do processo, a falta de recursos para lanche, material didático, etc.
Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED: A relevância social do que vivemos todas as semanas com os(as) estudantes do cursinho encontra-se no atendimento às demandas e aos anseios de muitos(as) jovens que sonham em ingressar no ensino superior em universidades públicas.
Considerações finais: A trajetória do Cursinho Popular Opará aponta para um elemento importante: a prevalência da qualidade em detrimento da quantidade. Isso porque, mesmo diante das dificuldades, o fato de termos estudantes aprovados(as) em universidade pública diz muito sobre o impacto que podemos ter na vida das pessoas.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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