Este trabalho teve como objetivo relatar a prática de estágio realizada no Estágio Supervisionado Básico II do curso de Psicologia da Faculdade FUNORTE, desenvolvido na Escola Municipal Marcolino Evangelista Barbosa, em Janaúba/MG. A atividade ocorreu em grupo, com alocação individual dos estagiários nas turmas da Educação Infantil, sob supervisão docente e acompanhamento da psicóloga da Secretaria Municipal de Educação. A proposta visou à aproximação com a realidade escolar por meio da observação atenta do desenvolvimento e comportamento infantil, com ênfase nas expressões singulares de cada criança.
A experiência partiu da observação de comportamentos infantis que destoavam dos padrões esperados, especialmente relacionados à forma de brincar e ao uso do espaço além da sala de aula. Isso levou à reflexão sobre como a escola compreende e responde às diversas formas de expressão infantil.
A metodologia adotada foi a observação sistemática e sensível, sem intervenções diretas, com registro das interações em diário de campo. Essa prática permitiu um olhar mais atento às linguagens não verbais e simbólicas da infância.
A fundamentação teórica baseou-se nas ideias construtivistas, especialmente nas contribuições de Piaget sobre o desenvolvimento simbólico, valorizando o brincar individual como linguagem legítima do aprender.
Como resultado, percebeu-se a importância de escutar a infância em sua pluralidade, reconhecendo o papel da Psicologia na construção de uma escola mais acolhedora, inclusiva e sensível às necessidades do ser criança.
Comissão Organizadora
XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
Comissão Científica