SABER GEOGRÁFICO: UMA PRATICA DOCENTE POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA TEMÁTICA

  • Autor
  • Elisvânia Lopes dos Reis
  • Co-autores
  • Samara Mendes de Brito
  • Resumo
  •  

    O conhecimento cartográfico é essencial para a compreensão do espaço geográfico, permitindo aos alunos interpretar e representar as dinâmicas espaciais. Com o objetivo de promover a alfabetização cartográfica e identificar os desafios enfrentados pelos estudantes, foi realizada a oficina "Brasil: Uma Abordagem Cartográfica", no ano de 2024, com a turma do 8º ano B da Escola Estadual Maria da Conceição Rodrigues Avelar, em Montes Claros. A atividade consistiu na montagem de um quebra-cabeça representando o mapa político-administrativo do Brasil, desafiando os alunos a identificar estados e capitais. Os resultados variaram entre as equipes, destacando-se a equipe 5, que obteve a maior pontuação, demonstrando melhor compreensão espacial. Apesar da abordagem prática e teórica, observou-se que muitos alunos ainda enfrentam dificuldades na leitura e interpretação cartográfica, enquanto outros demonstram desinteresse em aprender.

     

  • Palavras-chave
  • Oficina. Cartografia. Prática docência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica