Este estudo investiga o papel das tecnologias digitais na Educação e na Educação a Distância (EAD), destacando sua crescente relevância em um cenário pós-pandêmico. O problema central da pesquisa gira em torno dos desafios enfrentados por educadores e estudantes na integração efetiva dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo principal é compreender como as ferramentas digitais podem ser utilizadas de forma pedagógica para promover uma educação mais acessível, inclusiva e eficaz. A pesquisa está fundamentada nos estudos de Moran (2000), que discute a integração das tecnologias no cotidiano escolar, e de Kenski (2012), que aborda as possibilidades pedagógicas da EAD. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e análise documental de experiências de ensino remoto em instituições públicas de ensino superior. Os resultados parciais apontam que, embora haja resistência inicial e desigualdade no acesso, as tecnologias digitais contribuem significativamente para a democratização do conhecimento. Este trabalho se insere no campo da Educação, especificamente no eixo temático Tecnologias da Educação e Educação a Distância, reforçando a importância de políticas públicas que incentivem a formação docente e o investimento em infraestrutura digital. A relevância social da investigação reside na promoção de práticas educativas mais equitativas e na ampliação das oportunidades de aprendizagem em contextos diversos.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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