MENSAGENS ONLINE PARA PREVENÇÃO DO SEDENTARISMO EM ADOLESCENTES ESCOLARES

  • Autor
  • Jéssica de Castro Cardoso
  • Co-autores
  • Nayra Suze Souza e Silva , Ana Luiza da Cruz Veloso , Eveline Nogueira de Castro e Oliveira
  • Resumo
  • MENSAGENS ONLINE PARA PREVENÇÃO DO SEDENTARISMO EM ADOLESCENTES ESCOLARES

     

     

    Jéssica de Castro Cardoso

     Enfermeira, Bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação - III, Universidade Estadual de Montes Claros.

    jessica.cardoso6500@gmail.com

     Nayra Suze Souza e Silva

    Doutora em Ciências da Saúde, Docente na Universidade Estadual de Montes Claros

    nayrasss8@gmail.com

    Ana Luiza da Cruz Veloso

    Acadêmica de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros
    analucruzmed@gmail.com

    Eveline Nogueira de Castro e Oliveira

    Enfermeira, Universidade Estadual de Montes Claros.

    evelinenogueiradecastro@gmail.com

     

    Eixo: Saberes e Práticas Educativas

    Palavras-chave: Atividade física. Comportamento sedentário. Adolescentes.

     

    Justificativa e problema da pesquisa o diagnóstico de sobrepeso e obesidade entre adolescentes brasileiros representa um grave problema de saúde pública, com cerca de 1,4 milhões de casos atendidos pelo SUS, o que impacta diretamente a qualidade de vida e sobrecarrega o sistema de saúde (Brasil, 2022). Diante disso, busca-se desenvolver estratégias educativas digitais, como mensagens online, para incentivar a prática regular de atividade física entre adolescentes escolares. Este estudo integra o projeto “Ensaio Clínico com uso de tecnologia digital para promover alimentação saudável entre adolescentes escolares”, financiado pela FAPEMIG (Edital N° 009/2024, processo: APQ-04585-24) e aprovado pelo Comitê de Ética (CEP/UFVJM, parecer N° 6691.176/2024). Objetivos da pesquisa desenvolver mensagens educativas voltadas à promoção da atividade física entre adolescentes escolares. Referencial teórico que fundamenta a pesquisa baseia-se no “Guia de Atividade Física para a População Brasileira” (Brasil, 2022), que apresenta doze eixos temáticos para orientar ações educativas. Em destaque no estudo, a construção das mensagens do eixo “Comportamento Sedentário”, que aborda estratégias para reduzir o tempo em que adolescentes permanecem sentados, reclinados ou deitados em atividades de baixo gasto energético. Procedimentos metodológicos trata-se de um estudo sistemático para elaboração e validação de mensagens educativas. Inicialmente, foram construídas dez mensagens com base no referencial teórico e avaliadas por profissionais especialistas da área de Educação Física. Em outro instante, as mensagens foram direcionadas para validação por meio do grupo focal formado por seis universitários. Durante o processo, ajustes foram feitos quanto à linguagem, clareza e suprimindo ideias repetidas, resultando na permanência de apenas duas mensagens finais no eixo "Comportamento Sedentário". Resultados parciais apontam para a importância de comunicações diretas, com linguagem acessível, que incentivem a prática de atividades físicas leves e moderadas, compatíveis com a realidade dos adolescentes. As alterações nas mensagens evidenciaram a necessidade de exemplos cotidianos e compreensíveis para facilitar a adesão dos jovens.

     

  • Palavras-chave
  • Atividade física. Comportamento sedentário. Adolescentes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saberes e Práticas Educativas
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