PIBID - EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE NAS TURMAS DE 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Autor
  • Letícia Rodrigues Dos Santos
  • Co-autores
  • Franciele de Santana Alves , Ana Paula Dias De Queiroz Nascimento
  • Resumo
  • Contextualização e justificativa da prática desenvolvida

    Este relato tem como objetivo explicitar as ações vivenciadas na Escola Municipal Pequeno Príncipe em Espinosa-MG, enquanto participantes do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). E, se justifica pela necessidade de compartilhar as ações desenvolvidas e entender como se dá o contato direto com a sala de aula, e como o PIBID contribui para esse e a formação docente.

    Problema norteador e objetivo

    O objetivo desse relato é explicitar as práticas desenvolvidas pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia através do PIBID, uma vez que esses os acadêmicos necessitam de apoio e a integração de práticas, enquanto, as escolas necessitam de auxílio com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo, na alfabetização. Assim, o PIBID vem incentivar a formação, inserir o acadêmico na prática escolar articulando a integração Universidade/escola.

    Procedimentos e/ou estratégias metodológicas

    Foi realizado observação e acompanhamentos para conhecerem as dificuldades dos alunos e planejar as estratégias. Neste sentido, foram utilizadas atividades com abordagens lúdicas e interativas como quebra-cabeça, bingos, palavras cruzadas, pareamento e ditados com imagens entre outras que estavam de acordo a necessidade do aluno, despertando o interesse e favorecendo a aprendizagem.

    Fundamentação teórica que sustentou/sustenta a prática desenvolvida

    A educação pode ser promovida por meio de um contexto lúdico, nesse sentido, Kishimoto (1997, p.36) observa que a abordagem lúdica, quando é planejada com alguma intenção, surge como uma dimensão educativa potente, capaz de estimular a aprendizagem e promover o desenvolvimento. Nesse âmbito, a metodologia ativa adotada pelo professor quando este propõe atividades dinâmicas em sala de aula, tem um papel fundamental na potencialização das situações de aprendizagem.

    Resultados da prática

    A realização de metodologias ativas por meio de atividades lúdicas, atraentes e criativas resultou em uma melhora significativa no desempenho dos alunos. Logo, foi possível observar um aumento na motivação, na confiança em si mesmo e na curiosidade em relação a próxima aula, havendo uma redução nas dificuldades dos estudantes durante as atividades interativas que foram propostas.

    Relevância social da experiência para o contexto/público destinado e para a educação e relações com o eixo temático do COPED

    Importante ressaltar que tanto para os acadêmicos quanto para as escolas envolvidas, o PIBID proporciona uma oportunidade única de aprendizado permitindo que os futuros docentes desenvolvam habilidades essenciais para a futura profissão, bem como, contribui significativamente para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas.

    Considerações finais

    Percebemos que a efetividade do ensino ocorre de fato através das práxis e é nela que o acadêmico pode aprender e desenvolver-se. O PIBID propicia uma visão real da escola, valoriza suas produções e o conecta com o espaço escolar e permite que pratiquemos ações importantes para a docência, como planejamento, execução e avaliação, formando gradativamente o profissional da educação. 

    Referências

    KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez. Acesso em: 02 de maio 2025. 1997.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, Metodologias, Aprendizagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
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