RELATO DE EXPERIÊNCIA – PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO PRÍNCIPE ATUAÇÃO COM ALUNOS DO 3° AO 4° ANO

  • Autor
  • Gabriela Maciel Cangussú
  • Co-autores
  • Maria Eita Anjos Sá
  • Resumo
  • O presente relato descreve a experiência de pibidianas do curso de Pedagogia da Unimontes na Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Espinosa/MG, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As ações foram voltadas ao apoio pedagógico de alunos do 3º e 4º ano com dificuldades em leitura e escrita, utilizando atividades lúdicas como jogos, leitura e contação de histórias. As intervenções ocorreram semanalmente, com planejamento contínuo e observação sistemática, promovendo avanços significativos na aprendizagem e no engajamento dos estudantes. A prática foi fundamentada em teorias de Freire e Gardner, destacando a importância de metodologias ativas e inclusivas. A experiência contribuiu para a formação docente das pibidianas e fortaleceu a relação entre universidade e escola pública, reafirmando o compromisso social da educação.

  • Palavras-chave
  • PIBID, formação docente, leitura e escrita.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
Voltar Download
  • Alfabetização, Letramento e outras Linguagens
  • Educação Matemática
  • Educação e Diversidade
  • Tecnologias da Educação e Educação a Distância
  • Saberes e Práticas Educativas
  • Políticas Públicas e Gestão da Educação
  • História da Educação
  • Infâncias e Educação Infantil
  • Processos Educativos dos Povos e Comunidades Tradicionais e Movimentos Sociais

Comissão Organizadora

XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED

Comissão Científica