EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: NORBERTO BOBBIO E A FORMAÇÃO PARA CIDADANIA NO ENSINO MÉDIO
José Mendes dos Santos Júnior
Universidade Estadual de Montes Claros
jose.junior21@educacao.mg.gov.br
Eixo: História da educação
Palavras-chave: Educação, democracia, Norberto Bobbio.
Resumo simples
1.Justificativa: O presente trabalho objetiva investigar o processo de aprendizagem na escola além da prática de cumprimento de horários, exercícios e provas. Isso porque o aprendizado na escola não pode se restringir estritamente à realização de exercícios, provas e ao cumprimento de horários. Nesse sentido, criar uma cultura democrática de diálogo espontâneo e participativo se faz necessário. O problema da presente pesquisa surgiu da necessidade de compreender como a disciplina filosofia, no ensino médio, pode, de algum modo, contribuir para a formação cultural e estimular a participação social e política do público estudantil. Tal preocupação partiu de observações realizadas durante a regência de aulas de filosofia no ensino médio.2 Fundamentação teórica: A presente pesquisa buscará intervir no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula de modo a enfatizar alguns aspectos do pensamento de Norberto Bobbio, bem como observar e analisar possíveis impactos no público estudantil ao compartilhar leituras, valores, vivências e reflexões que possibilitem um espaço de diálogo democrático e a efetiva interação transdisciplinar dentro da comunidade escolar. Serão analisadas as obras: Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos, Sociedade e principalmente "O Futuro da democracia" de autoria do pensador Norberto Bobbio, no intuito de verificar e compreender qual a contribuição das ideias vinculadas à democracia e cidadania na formação social dos estudantes em sala de aula. 3.Procedimentos metodológicos: A pesquisa será desenvolvida a partir de investigação da teoria do filósofo Norberto Bobbio e das experiências com o projeto de intervenção o “grupo de estudos e pesquisa”. A pesquisa e a intervenção serão desenvolvidas nas três séries do ensino médio, sendo ajustado com respectivas adaptações e seguintes fases: 1ª FASE – Divulgação e incentivo à participação dos alunos na construção de um “grupo de estudo e pesquisa”. 2ª FASE – Início das reuniões do “grupo de estudo e pesquisa” para leitura de textos filosóficos e discussões. 3ª FASE - Promoção de um “encontro filosófico” no modelo de seminário para discussões, compartilhamento de ideias e pesquisas produzidas ao longo dos semestres.
Referências
BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. 7° ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
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XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação: "ED
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